DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

863

começando com a letra:

C

  • CAMINHO PARA A LUCRATIVIDADE  (PATH TO PROFITABILITY – P2P)

    Modelo passo-a-passo para a geração de lucros.

  • CAMINHÕES NA PRATELEIRA  (TRUCKS ON SHELF)

    Expressão utilizada no transporte rodoviário, que significa que há ociosidade destes recursos, ficando parados à disposição para uma eventual utilização.

  • CAMINHONETE  (PICK UP TRUCK)

    Veículo de transporte com dois compartimentos distintos integrados: cabine, que comporta motorista e passageiro(s) e caçamba, para transporte de carga leve.

  • CAMPO DE AÇÃO  (DELPTH OF FIELD)

    Diferença entre a distância mínima e máxima que o código de barras pode ser lido pelo scanner.

  • CAN-bus  

    Um sistema de controle eletrônico que substitui sistemas de instalação elétrica convencionais e permite que dados de desempenho do veículo (ex.:consumo de combustível, temperaturas e horas operacionais, etc.) sejam exibidos, registrados e transferidos.

  • CANAL (1)  (CHANNEL)

    Grupo de empresas que assume o título de propriedade de produtos ou facilita o intercâmbio durante o processo de comercialização desde o comprador original até o comprador final. Um SCM (Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento) eficaz requer um entendimento das necessidades de cada cliente e cada segmento e do canal correto para chegar até eles.

  • CANAL (2)  (PIPELINE)

    Canal no qual o fluxo de material, pessoas e informações flui desde a fonte de abastecimento até o ponto de uso, ou do ponto de falha até o ponto de reparo.

  • CANAL COMERCIAL  (COMMERCIAL CHANNEL)

    Conjunto de estruturas e recursos capazes de realizar a transferência de propriedade dos bens do produtor ao consumidor final. Pode ser definido como direto, curto ou longo, dependendo da presença de um ou mais intermediários.

  • CANAL DE ABASTECIMENTO  (SUPPLY CHANNEL)

    Composto pelos negócios desde os fornecedores, seguindo pela fabricação (produção, operação e montagem), distribuição e chegando finalmente ao consumidor.

  • CANAL DE ARMAZÉM ÚNICO  (SINGLE WAREHOUSE CHANNEL)

    Uso de um único armazém que atende às necessidades do varejo dentro de determinada área. O canal de armazém único geralmente é chamado de canal de disparo porque os produtos saem diretamente da fábrica para o atacadista, que então atende às necessidades dos varejistas.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.