DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

145

começando com a letra:

G

  • GERENCIAMENTO DE EVENTO COLABORATIVO  (COLLABORATIVE EVENT MANAGEMENT – CEM)

    Categoria de softwares especializados no planejamento e controle de atividades integradas.

  • GERENCIAMENTO DE EVENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO  (SUPPLY CHAIN EVENT MANAGEMENT – SCEM)

    1. Aplicação de estatística, processos, e tecnologia de identificação e controle de soluções para eventos padrões e não padrões da cadeia de abastecimento. 2. Recurso de software que monitora os dados das transações da cadeia de abastecimento para as “exceções” ou eventos pré-definidos que exijam intervenção. Um exemplo poderia ser um pedido atrasado. Neste caso, o software do SCEM alertaria as partes designadas informando e sugerindo intervenções. 3. Usado para descrever uma categoria de softwares que rastreiam as operações da cadeia de abastecimento. Estão incluídos o Gerenciamento de Evento da Cadeia de Abastecimento (SCEM) e o Gerenciamento do Desempenho da Cadeia de Abastecimento (SCPM).

  • GERENCIAMENTO DE FRETE  (FREIGHT MANAGEMENT)

    A função de gerenciar eficientemente as transações de frete através do modo mais apropriado, ou pela combinação de modos, e incluindo o rastreamento de mercadorias através do ciclo de movimentação do ponto inicial ao destino final, a provisão de dados em trânsito e comprovante de entrega.

  • GERENCIAMENTO DE MATERIAL  (MATERIAL MANAGEMENT)

    Agrupamento de funções gerenciais que apóiam todo o ciclo do fluxo de materiais, desde a aquisição, planejamento e controle de material em processo, estocagem, expedição e distribuição do produto acabado.

  • GERENCIAMENTO DE PROCESSOS  (PROCESS MANAGEMENT)

    É uma abordagem moderna que envolve a padronização, melhoria e até o redesenho dos processos, caso necessário, de maneira a atender às necessidades e expectativas dos clientes (eficácia), com custos compatíveis (eficiência).

  • GERENCIAMENTO DE PROJETOS  (PROJECT MANAGEMENT)

    É a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, de forma a atingir e exceder as necessidades e expectativas dos interessados pelo projeto. Conceito para negócios e gerenciamentos técnicos de projetos especificados ou programas básicos, centralizados em uma autoridade gerencial. O gerente de projeto é o responsável pelo planejamento direcionamento e controle da definição, pesquisa, desenvolvimento, aquisição e suporte necessário para um projeto balanceado e eficiente.

  • Gerenciamento de Risco  (RISK MANAGEMENT)

    Conjunto integrado de procedimentos e medidas preventivas e contingenciais, implementados com o objetivo de, reduzir ou minimizar impactos à vida humana ou a danos ao patrimônio.

  • GERENCIAMENTO DO COMÉRCIO EMPRESARIAL  (ENTERPRISE COMMERCE MANAGEMENT)

    Auxilia as empresas a identificar, avaliar e mapear as aplicações, processos e tecnologias críticas necessárias no suporte aos colaboradores, clientes e fornecedores.

  • GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO  (KNOWLEDGE MANAGEMENT)

    Refere-se aos esforços para a gestão do conhecimento dentro da organização. Tais esforços são freqüentemente centrados na Tecnologia da Informação. Deve haver uma disseminação do conhecimento como uma novidade, mas o conceito tem um valor na cadeia de abastecimento pelos múltiplos empreendimentos.

  • GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO  (PRODUCT DEVELOPMENT MANAGEMENT – PDM)

    Acrônimo para Product Development Management, isto é, Sistemas para Gerenciamento dos Processos de Desenvolvimento de Produtos, desde a concepção, especificação, projeto (CAD), controle de versões, engenharia (CAE) e produção (CAM). Sistema responsável pela administração de todo o processo de especificação, concepção, design, detalhamento, programação, produção e lançamento de novos produtos.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.