DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

863

começando com a letra:

C

  • CANAL DE DISTRIBUIÇÃO  (DISTRIBUTION CHANNEL)

    Modelo caracterizado pela distribuição física e comercialização. Meio de entrega de produtos ao consumidor final, incluindo o escoamento ao varejista, pedidos postais, catálogos, e novas mídias, tais como TV, home shopping e comércio eletrônico.

  • CANAL DIRETO  (DIRECT CHANNEL)

    É quando a sua própria força de vendas vende ao cliente. A sua empresa pode embarcar para o cliente, ou um terceiro pode tratar do embarque, porém em qualquer dos casos, a sua empresa possui o contrato de vendas e conserva os direitos das contas a receber do cliente. Seu cliente final pode ser uma loja do varejo. A movimentação até o cliente pode ser diretamente da fábrica, ou o produto pode passar por uma rede de distribuição pertencente à sua empresa. As informações dos pedidos deste canal podem ser transmitidas por meio eletrônico.

  • CANAL ESCALONADO  (ECHELON CHANNEL)

    Método utilizado na movimentação de produtos das instalações de um fabricante por uma série de instalações intermediárias até chegar ao varejista. Neste método, cada nó escalonado atende às necessidades do nó seguinte. Uma expedição de uma fábrica pode consistir em um lote de determinado produto que seria movido para armazéns regionais. Nos armazéns regionais, uma operação de fracionamento de carga mistura as combinações deste produto com outros para serem levados a um novo armazém.

  • CANAL LOGÍSTICO  (LOGISTIC CHANNEL)

    Rede de intermediários envolvidos na armazenagem, movimentação e comunicação em funções que contribuem para o fluxo eficiente de produtos.

  • CANAL PÓS-PRODUÇÃO  (POST PRODUCTION CHANNEL)

    Segmento do canal logístico que tem por objetivo incluir apenas as atividades encontradas após o produto sair da produção.

  • CANAL PRÉ-PRODUÇÃO  (PRE PRODUCTION CHANNEL)

    Segmento do canal logístico que inclui somente as atividades encontradas antes de a matéria-prima e os componentes entrarem na produção.

  • CANAL TRANSPARENTE  (GLASS PIPELINE)

    Termo que descreve uma cadeia de abastecimento em que a visibilidade sobre a situação do produto é grande. Qualquer um consegue facilmente rastrear a movimentação física pelo canal.

  • Canavieiro  (SUGAR CANE TRAILER)

    Compartimento simples, aberto, específico para o transporte de cana-de-açúcar, inteira ou picada, com laterais fixas ou escamoteáveis, dependendo do sistema de carga instalado na usina.

  • CANTILEVER RACK  veja ESTRUTURA DE BRAÇOS EM BALANÇO

  • CANVAS  veja LONA

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.