DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

145

começando com a letra:

G

  • GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS  (EMPLOYMENT RESOURCE MANAGEMENT – ERM)

    Categoria de softwares especializados nos processos de Gestão dos Recursos Humanos de uma empresa.

  • GERENCIAMENTO DOS RECURSOS OPERACIONAIS  (OPERATING RESOURCE MANAGEMENT – ORM)

    Os sistemas automatizados de suprimentos e abastecimento levam disciplina à compra de MRO (“Maintenance, Repair, and Operating” - Manutenção, Reparo e Operação) e outros produtos e serviços de não-produção, agora referidos como o ORM (“Operating Resource Management” - Gerenciamento dos Recursos Operacionais). As organizações descobrem quanto estão gastando para ORM e com quem estão gastando. A demanda é agregada na organização, resultando em melhores preços e serviços. Muitos fornecedores de pequeno porte que servem fábricas locais saem do negócio ou se fundem com organizações de grande porte, porque são incapazes de fornecer serviço nacional e global exigido pelas organizações de suprimentos. O número de fornecedores é dramaticamente reduzido.

  • GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS  (ELECTRONIC DOCUMENT MANAGEMENT)

    Modo de gerenciamento dos documentos que substitui um tratamento físico/manual, sendo que o tratamento informatizado permite uma melhor rastreabilidade e circulação das informações.

  • GERENCIAMENTO FINANCEIRO DA LOGÍSTICA  (FINANCIAL LOGISTIC MANAGEMENT)

    É uma metodologia estruturada que se propõe a orientar a tomada de decisões no gerenciamento dos processos logísticos com base nos aspectos financeiros. Esse método representa uma grande oportunidade na gestão dos processos de negócio, já que atualmente temos presenciado inúmeras mudanças no cenário econômico global, fazendo com que tenhamos que analisar sempre o impacto das nossas adequações de processos à rentabilidade da empresa.

  • GERENCIAMENTO MÚTUO DO ABASTECIMENTO  (MUTUAL SUPPLY MANAGEMENT)

    Modo de gerenciamento do abastecimento no qual diversos fabricantes se comprometem a entregar em conjunto, a partir de um mesmo local logístico (armazém ou plataforma), de um ou vários distribuidores, para otimizar os custos de estoque (redução do número de locais de estocagem na cadeia indústria-distribuidor) e de transporte (taxa de atendimento dos veículos e número de giros). Os fluxos dos fabricantes são geralmente consolidados no local do prestador de serviços logísticos que se compromete a organizar as viagens de entrega ao destino do(s) distribuidor(es).

  • GERENCIAMENTO POR FUNÇÃO  (FUNCTION MANAGEMENT)

    A administração por funções agrupa cargos pelas habilidades necessárias ao desenvolvimento das atividades e pelo desejo de controlar e minimizar riscos. Gestão por funções que agrupa cargos pelas habilidades necessárias ao desenvolvimento das atividades e pelo desejo de controlar e minimizar riscos.

  • GERENCIAMENTO POR PROCESSO  (PROCESS MANAGEMENT)

    Identifica, avalia, redefine e agrupa atividades em torno do fluxo completo de uma rotina, visando a atender às necessidades dos clientes. Gestão por processos que agrupa cargos em torno de um fluxo de atividades que visa atender às necessidades dos clientes.

  • GERENCIAMENTO TOTAL DE FABRICAÇÃO  (TOTAL MANUFACTURING MANAGEMENT – TMM)

    Redefinição da produção baseada na lógica do JIT, controle do processo, melhoria contínua, máximo comprometimento com um sistema de gestão.

  • Gerente de contrato  (CONTRACT MANAGER)

    Profissional responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento, controle e realimentação das atividades de gerenciamento de cada contrato, incumbindo-se, ainda, das eventuais medidas de auditoria.

  • GERENTE DE MARCA  (BRAND MANAGER)

    Responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento de um grupo de produtos concretos dentro de uma empresa ou divisão com vários produtos.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.