DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

863

começando com a letra:

C

  • CAPACIDADE DE PICO  (PEAK CAPACITY)

    Capacidade de atender a aumentos repentinos e inesperados de demanda, aumentando a produção com pessoal e equipamentos existentes.

  • CAPACIDADE DE SEGURANÇA  (SAFETY CAPACITY)

    Planejamento ou reserva de potencial humano ou equipamentos acima das necessidades conhecidas para apoiar a demanda inesperada.

  • CAPACIDADE DEDICADA  (DEDICATED CAPACITY)

    Centro de trabalho designado a produzir um único item ou um número limitado de itens similares. Os equipamentos dedicados podem ser equipamentos especiais ou podem ser equipamentos agrupados para uso geral comprometidos com uma peça composta.

  • CAPACIDADE DEMONSTRADA  (DEMONSTRATED CAPACITY)

    Capacidade provável, calculada a partir de dados reais de comportamento da produção, normalmente expressa como um número médio de produtos multiplicado pelas horas-padrão por produto.

  • CAPACIDADE DO PROCESSO  (PROCESS CAPABILITY)

    1. A habilidade de produzir um produto dentro das especificações do cliente. Esta é uma boa forma de identificar a possibilidade de produzir um produto com um determinado nível de qualidade. Capacidade física básica de um equipamento de produção e dos procedimentos associados, para manter as dimensões e outras características dos produtos dentro de limites aceitáveis. Não é o mesmo que tolerância ou especificação das unidades produzidas. 2. É a faixa da população na qual se situam 99,73% (6 sigmas) das peças obtidas por este processo, ou seja, a média mais ou menos três desvios-padrão: a) A capacidade inerente a um processo de reproduzir seus resultados consistentemente durante ciclos múltiplos de operação; b) Os resultados que um processo poderia alcançar, se removêssemos as causas significativas de baixo desempenho; c) Seis desvios padrão.

  • CAPACIDADE ESTRATÉGICA  (STRATEGIC CAPACITY)

    Uma das ações que uma empresa deve adotar como parte de sua estratégia de fabricação. Existem três estratégias de capacidade comumente conhecidas: antecipada, postergada e de acompanhamento. A estratégia de capacidade antecipada ocorre na antecipação do aumento da demanda. A estratégia postergada refere-se à capacidade sobre a qual a empresa está operando, ou sobre a capacidade total. Estas duas estratégias podem ser combinadas e são chamadas de estratégia de gestão. A estratégia de acompanhamento consiste em eliminar a capacidade para as pequenas quantidades, de modo a responder a uma demanda mutante do mercado. Esta estratégia também é conhecida como “estratégia de equilíbrio”.

  • CAPACIDADE FLEXÍVEL  (FLEXIBLE CAPACITY)

    Capacidade para operar equipamentos de fabricação em taxas distintas de produção, variando o lote de produção e o tempo de operação, ou acionando ou desligando os equipamentos voluntariamente.

  • CAPACIDADE LIMITADA PELA MÁQUINA  (MACHINE-LIMITED CAPACITY)

    Ambiente de produção onde uma máquina específica limita a intensidade de fluxo do processo.

  • CAPACIDADE LOGÍSTICA  (LOGISTIC CAPACITY)

    Capacidade de uma empresa em fornecer competitivamente alto nível de serviço ao cliente e economia de custos na logística e uma forte posição de mercado devido a um sistema logístico estruturado. Existem sete diferentes dimensões: serviço ao cliente, qualidade da logística, canal de distribuição, custo baixo, disponibilidade, tempo e comunicação.

  • CAPACIDADE MÁXIMA DEMONSTRADA  (MAXIMUM DEMONSTRATED CAPACITY)

    O resultado mais elevado produzido no passado quando se efetuou todos os esforços para otimizar os recursos; por exemplo, horas extras, pessoal adicional, turnos extras ou uso de equipamentos adicionais. A capacidade máxima demonstrada é o máximo que se espera produzir em um período de tempo, mas representa um índice que não pode ser mantido por um longo período de tempo.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.