NOTÍCIAS

D4 Logística & Distribución opera a plena capacidade

LRC 7358A ULMA Handling Systems, especializada no desenvolvimento de ampla gama de projetos de sistemas e armazéns automatizados para diversos segmentos da indústria, anuncia a plena operação do armazém automatizado com área de preparação de pedidos no centro de distribuição do operador logístico D4 Logística & Distribución, no Uruguai. A empresa, uma aliança dos laboratórios farmacêuticos Celsius, Roemmers e Urufarma, é a maior distribuidora de medicamentos daquele país.


A história deste armazém automatizado se confunde com a criação do próprio D4. Ao iniciar suas atividades, o distribuidor decidiu investir em uma instalação automatizada por conta dos números expressivos de sua operação: volume anual de 60 mil pedidos; 30 milhões de unidades e 750 mil linhas de SKU´s por pedido.
“É inimaginável atender a essa demanda de maneira eficiente sem um sistema automatizado de armazenagem e preparação de pedidos. Antes da D4, cada laboratório gerenciava sua armazenagem e preparação de pedidos de forma convencional e manual mas claro, com menor capacidade”, conta Diego Manganelli, gerente geral da D4 Logística & Distribución.
Como não havia operação prévia ao CD, avaliou-se a matriz de demanda e as características de operação de cada laboratório (volume de unidades, quantidade e volume de SKU´s, quantidade de pedido, tamanho do pedido, lead time de entrega), resultando em que a automatização era a decisão mais assertiva para atender a todas as restrições de maneira conjunta e eficiente, sem descuidar das Boas Práticas para o elevado nível da atividade que seria realizada.
LRC 7400  LRC 7323
Nova instalação
A solução desenvolvida pela ULMA Handling Systems engloba os processos de embalagem, armazenagem automatizada feita por Fine Stockers (transelevadores para caixas ou miniloads) e um sistema de separação de pedidos com a tecnologia Pick to Light. O armazém tem capacidade para operar 300 cm3 de SKU´s: são 12,5 mil caixas plásticas e um prédio de 12 metros de altura.
“Este sistema oferece máxima flexibilidade de serviços aos clientes da D4 Logística & Distribución, adaptando-se às oscilações de demanda do mercado de distribuição farmacêutica”, explica Cesar Fracalanza, diretor geral de ULMA Handling Systems para Brasil e América Latina.
As operações da D4 Logística & Distribución tiveram início em maio de 2015, com as atividades do laboratório Urufarma; em julho e outubro começaram Celsius e Roemmers, respectivamente. Em janeiro de 2016, a D4 passou a atender exclusivamente ao maior centro de saúde do país, a Asociación Española, e foi um grande desafio do ponto de vista logístico, pois a D4 saltou dos 1.000 SKU´s manuseados para 3.500, incrementando significativamente o fluxo de materiais.
“A capacidade instalada cobria as novas necessidades de unidades por linha e a quantidade de linhas por pedido, mas foi preciso fazer novas parametrizações para comportar o volume de operação. A mudança na lógica original dos sistemas também foi desafiador para a ULMA Handling Systems, o que foi solucionado em pouco tempo, demonstrando cuidado e atenção no serviço de pós-venda”, destaca o gerente geral da D4.
LRC 7339  LRC 7346
Gestão afinada
As operações do CD da D4 Logística & Distribución são monitoradas pelo sistema de gestão de armazéns (WMS) IK Log, também desenvolvido pela ULMA Handling Systems e parametrizado com particularidades do negócio do operador logístico. O sistema também contempla as normas definidas em legislação nacional dos medicamentos, como por exemplo regras de quarentenas, medicamentos psicotrópicos, amostragens automáticas, entre outros.
Os sistemas de armazenagem automática desenvolvidos pela ULMA Handling Systems oferecem uma solução completa para o complexo sistema de armazenagem e gestão de materiais em laboratórios farmacêuticos e hospitais, considerando aspectos fundamentais para a segurança e rastreamento do produto com parâmetros de vital importância para os operadores.
“Este foi sem dúvida um trabalho de engenharia integral da ULMA Handling Systems em colaboração com nossa equipe, o que permitiu que este projeto viesse à tona e que se tornasse referência para o setor”, encerra Manganelli.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.