NOTÍCIAS

Cooxupé investe R$ 11,9 milhões em novo Centro de Distribuição

СНПЧ А7 Самара, обзоры принтеров и МФУ

CooxupenvesteUm dos principais desafios das cooperativas é oferecer uma forma eficaz de logística para atender as demandas do mercado e de seus cooperados.

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) investiu R$ 11,9 milhões nas novas instalações do Centro de Distribuição e Insumo em Guaxupé/MG, sede da cooperativa. Após 10 meses de obras, a nova estrutura já está em funcionamento e se destaca pelo aumento de espaço para armazenamento (sete vezes maior que o antigo CDI), controle de estoque inteligente, estrutura mais ecológica e segura e a localização próximo ao Complexo Japy e de rodovias que permitem fácil acesso para os caminhões.

O novo CDI tem 6,3 mil metros quadrados de área, contra 1,2 mil metros quadrados do armazém do antigo que ficava no centro da cidade e foi desativado em abril. O Centro é responsável por armazenar e distribuir insumos agrícolas, material de uso e consumo, para todas as 41 unidades da cooperativa e lojas, UAs (Unidades Avançadas), Departamentos e aos cooperados.

Ao todo, a capacidade é de 8 mil paletes e a estrutura permite uma armazenagem vertical, utilizando menos área em metros quadrados, segundo explica Edson Moraes, coordenador de Logística de Insumos da Cooxupé. "Já estávamos no antigo CD há mais de 20 anos e projetamos esse novo CD para atender às necessidades da cooperativa que vem crescendo ao longo dos anos. O projeto inclusive contempla uma expansão da estrutura até 2021 com o acréscimo de 3 mil paletes", explica ele.

A estrutura também segue um dos principais pilares da Cooxupé: a sustentabilidade. O espaço possui soluções que contribuem para a redução do consumo de energia, como claraboias, aberturas para ventilação natural, iluminação complementar com LED e as quatro empilhadeiras são elétricas sistema de Sprinkler, para o combate a incêndios, sensores de fumaça, câmeras de segurança e processos e sistema completo de segurança patrimonial. A divisão de defensivos agrícolas tem toda estrutura dentro da legislação, com porta selada, travas e sistema de contenção além de apresentar ainda um controle inteligente com três sistemas de automação que permite maior controle aos colaboradores para saber, por exemplo, o momento certo que cada produto deve ser enviado para às lojas e aos cooperados.

Além do CDI em Guaxupé, a Cooxupé possui centros de distribuição em São José do Rio Pardo (SP), que faz o abastecimento das lojas e UA do Estado de São Paulo, e em Coromandel, que abastece as lojas e UAs do Cerrado Mineiro.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.