NOTÍCIAS

Amazon patenteia pulseiras para picking

Amazon pulseira22A Amazon patenteou uma pulseira que localiza em tempo real os funcionários de armazém e acompanha os seus movimentos de pulso.

As pulseiras funcionam através de um sistema ultra-sónico colocado pelo armazém, num módulo de gestão e nas próprias pulseiras, conseguindo assim conectar o trabalhador a qualquer artigo em específico.

Quando um produto é pedido na Amazon, essa informação passa para os dispositivos que os funcionários transportam consigo, e depois de receberem os detalhes da encomenda compete-lhes irem buscá-la, no meio de muitas outras encomendas. Deste modo, e através da emissão e recepção dos ultra-sons, a pulseira consegue guiar a pessoas para a encomenda certa, percebendo a distância a que se encontra dela, sendo que em caso de erro a pulseira vibra.

No entanto, não se sabe ainda se esta patente irá ser realmente implementada pelo retalhista, pois já está a gerar polémica. Embora descrita como tendo por finalidade a economia de tempo, há quem a compare a um sistema de choques para “ensinar” os trabalhadores.

“A especulação sobre esta patente é um equívoco. Todos os dias em empresas de todo o mundo, os funcionários usam scanners de mão para verificar o inventário, fazer picking… Esta ideia, se implementada no futuro, melhoraria processos. Ao movermos o equipamento para o pulso, iríamos deixar-lhes as mãos livres de scanners e os seus olhos de ecrãs de computador”, conta um porta-voz da Amazon ao The Verge.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.