NOTÍCIAS

E-Procurement, o que é?

СНПЧ А7 Самара, обзоры принтеров и МФУ

e Procurement 2 1080x6752Nos dias de hoje, na área de compras, muito se fala de e-Procurement, mas muitos não estão muito dentro do tema, e como tal, é preciso respostas para as perguntas que não foram feitas.

Na era da tecnologia em que vivemos, também o departamento de compras precisa de evoluir, e tanto ou mais que os outros, e para tal, é necessário investir e arriscar neste sector, pelo que é fundamental que fique a par desta temática.

O e-Procurement é a automação de todas as etapas necessárias para as compras B2B, e é muito mais abrangente que o e-commerce, pois não se limita a compra e venda de produtos ou serviços num endereço electrónico, pois vai desde a pesquisa de fornecedores até à compra. Comummente têm acesso a recursos de e-sourcing e permitem procurar e escolher fornecedores, enquanto soluções de e-learning ensinam os clientes a manusear antes de comprar, enquanto os ERPs são mais abrangentes, mas menos focados.

Setor de compras

Durante muito tempo as compras B2B foram feitas manualmente, e sem uma estratégia definida, mas agora, com o e-Procurement, este posicionamento estratégico automatizou este setor, trazendo muitos melhores resultados, tornando-se mais eficiente e sendo uma mais-valia para o negócio.

Esta área é então gerida através do uso desta solução inteligente, que cria um padrão de abastecimento e evita que a empresa sofra uma ruptura de stock.

Mas que mais benefícios poderá esta ferramenta trazer?

Entre os já falados, existem diversos benefícios para o setor de compras B2B, e se tiverem as ferramentas adequadas, uma equipa funcional e um bom plano estratégico, algumas delas poderão ser:

Redução de custos

Através desta ferramenta é possível haver como que um “leilão” de serviços, em que os fornecedores e os compradores negoceiam as suas propostas e ofertas, e cria-se alguma competição entre eles, favorecendo a parte de interesse comum, que geralmente é a empresa que faz a compra e consegue mais oferta a um custo mais baixo com a mesma qualidade.

Agilidade nos processos

Tornando as compras automatizadas, a cotação dos fornecedores é praticamente instantânea, pelo que a comparação de orçamentos consegue ser mais fácil e rápida.

Esta ferramenta também permite estabelecer limites e parâmetros para o negócio, sendo que assim as oportunidades conseguem ser mais adequadas aos interesses, tendo ainda a vantagem de poder tratar dos pedidos através da própria plataforma, diminuindo assim o tempo necessário entre a escolha e a compra.

Clareza e objetividade

Uma das tarefas mais importantes para o comprador é ter bons fornecedores, e para isso é necessário estabelecer deste logo algumas questões a ter em conta, como os custos, tanto de deslocação como de serviço e produto, e a qualidade, e com o e-Procurement é criada uma maior visibilidade que permite ao comprador distinguir mais facilmente os dados dos fornecedores e garantir que a escolha que fazem é a mais acertada.

Melhor atendimento ao cliente

Este serviço evita erros no abastecimento, e garante que a empresa produza o que diz produzir, e responda de acordo com a procura em todos os momentos, e como tal, isto traduz-se num melhor atendimento. Com um serviço mais instantâneo, o cliente espera menos tempo pela produção / separação e envio do item, e isto contribui para um melhor atendimento ao cliente.

Vantagem competitiva

Nestes casos o processo precisa de passar pela compra, e sem ela tudo o resto para, pelo que esta vantagem na rapidez e eficácia de compra se torna no elemento de desencadeia todas as outras etapas, sendo um propulsor no que toca a competir com a concorrência.

Todo este processo, em cadeia, torna muito mais rentável todo o processo de compra: Reduzindo os custos a empresa consegue investir em melhorias internas; melhorando o atendimento ao cliente, a satisfação por parte dos consumidores é maior e tornam-se mais frequentes; com a diferenciação da negociação em relação à concorrência, conseguimos uma vantagem em relação aos métodos tradicionais e menos planejados… Tudo leva ao sucesso.

E a sua empresa, já aplicou a sua ferramenta de e-Procurement?

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.