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Algumas características que devem ser avaliadas em relação a armazenagem:

  • O antigo processo já não funciona;
  • Distância é a inimiga da produtividade;
  • Controle do inventário realmente significa assumir o controle;
  • Apenas toque no material quando puder agregar valor;
  • Os funcionários produzem mais quando controlam seu próprio trabalho;
  • Mais rápido sempre é melhor;
  • Clientes e fornecedores são parte do processo.

 

Com relação ao primeiro segredo “se não quebrou, não conserte”. Se estiver vendendo seguros, poderia achar o programa existente do cliente falho. No armazém, preserve as coisas que estão funcionando bem e se concentre naqueles processos que não funcionam efetivamente.

Na armazenagem, quanto maior a distância menor a produtividade. Num grande armazém, sempre existe algum produto que está afastado, mas os pontos remotos deveriam ser reservados para os itens de baixo giro e aqueles de baixa popularidade localizados próximos da porta.

O controle de inventário é um ponto chave freqüentemente desprezado para a melhoria. Este controle começa identificando os itens que são separados com maior frequência.

Sugerir que se toque no material apenas para agregar valor é uma idéia potencialmente perigosa. Levada aos extremos, negaria à administração a capacidade de reordenar o armazém. Os melhores armazéns são aqueles onde existem freqüentes ajustes no layout e onde produtos estocados são consolidados para criar espaço. A rearmazenagem pode e agrega valor criando um layout de estocagem mais eficiente.

Deixar que os funcionários controlem seu trabalho pode melhorar a qualidade, bem como a produtividade. No armazém, o controle é perdido quando as pessoas não possuem as ferramentas adequadas e suficientes para realizar o trabalho. Por exemplo, quando existe falta de empilhadeira, certos funcionários podem estar esperando a empilhadeira voltar antes de poder paletizar ou desfazer um palete de material. Alguns armazéns usam a filosofia “Um Homem/Uma Máquina” para certificar que todos tenham as ferramentas que precisem.

Com a ênfase de hoje sobre o tempo do ciclo do pedido, o desempenho mais rápido apenas traz melhorias, enquanto a velocidade não provocar sacrifícios na acuracidade.

Quando reconhecermos a importância de fornecedores e clientes, então deveremos quebrar as relações antagônicas. Se sua empresa possui pessoal de compras que acreditam que a compra é um jogo de “gotcha”, você terá relações com o fornecedor que serão menos do que perfeitas. Na armazenagem de terceira parte, observe não apenas o cliente, mas também o cliente de seu cliente, a empresa que recebe seus embarques.

Entender as necessidades das pessoas que recebem os embarques que você faz assegura que você esteja controlando a qualidade destes embarques. Você já acompanhou um embarque até a doca de seu cliente para verificar o seu aspecto ao ser descarregado? Se não o faz, perdeu a chance de tornar o cliente parte do seu processo.

 

* Reinaldo Moura é fundador e diretor do Grupo IMAM, composto pelo Instituto IMAM, IMAM Consultoria e IMAM Feiras e Comércio. É autor de diversos livros e instrutor de cursos relacionados à área de logística.

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