CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

img-pauloturci-volvo

Quando estava apurando a reportagem sobre gestão sustentável de armazém, conversei com o Paulo Turci, gerente de operações da Volvo Parts, empresa do grupo Volvo que faz a estocagem e a distribuição de peças dos veículos de grande porte.

 

Dessa conversa nem tudo coube na revista (uma pena), mas aqui está o blog, sem limite de espaço, para ajudar na missão de deixá-los bem informados.

Então, confiram o que Paulo e sua equipe estão implementando nos armazéns da Volvo Parts e inspirem-se.

Metas

“Temos determinações da matriz Volvo vinculadas ao meio ambiente e à segurança do trabalho que nos incentivam a reduzir os impactos nocivos do centro de distribuição. Daqui três anos, por exemplo, teremos reduzido 10% do consumo de energia elétrica.”

Zero emissões

“Nosso mais ambicioso objetivo é zerar as emissões de CO2 dos CDs, o que ainda não acontece pela falta de tecnologia para substituir a potência das empilhadeiras a combustão, ainda necessárias em razão do peso das peças que movimentamos. Mas estamos em busca de novas soluções.”

Logística reversa

“Adotamos embalagens de madeira certificada (caixas e paletes) para acondicionar nossas peças. Com isso, implementamos um sistema de logística reversa, que direciona a embalagem vazia para a nossa operação novamente. Resultado: deixamos de desmatar 280 árvores com novas caixas”.

No lixo certo

“Para conscientizar a equipe do armazém da Volvo Parts, a empresa responsável pela coleta seletiva só retira o material dos cestos que estiverem corretamente separados. Por exemplo, se um plástico for encontrado no cesto de vidros, todo o lixo ficará nas lixeiras até que a separação seja feita corretamente”.

 

     

*Mauricio Miranda

 

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.