CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

TAM inaugura novo termina de cargas

tam-terminal-de-cargasA TAM Cargo inaugurou um novo terminal de cargas no aeroporto de Guarulhos (SP). O local já servia para receber e estocar cargas, mas recebeu investimentos em infraestrutura logística.

A área era lonada, com as cargas acomodadas no chão e sem sistema para auxiliar no controle, tornando o processo mais demorado. O investimento faz parte de um plano da companhia, que começou com a fusão com a chilena LAN em 2012. Desde então, R$ 94 milhões estão sendo destinados a infraestrutura, segurança e implantação de sistemas nos terminais. Entre as unidades, algumas estão em processo de renovação e outras foram construídas do zero, totalizando 22 terminais em todo o Brasil.


O empreendimento de São Paulo é o maior do Grupo LATAM no Brasil e possui 15 mil m² com 11 m de altura. As 14 estruturas de estocagem suportam a armazenagem estática de 630 toneladas e capacidade de mil toneladas em movimentação diária. O armazém também conta com uma área separada destinada a materiais perigosos e uma câmara fria com capacidade para 900 m³ e 76 posições-rack, com temperatura entre 2°C e 8°C.
Com o novo sistema de armazenagem, todo o processo ficou integrado. Assim que a carga sai do caminhão ela passa por uma balança e recebe uma etiqueta com informações de destino e tipo de voo – dependendo do serviço contratado pode ir no próximo voo, próximo dia ou convencionalmente, de acordo com a disponibilidade de cada voo. Eduardo Carnevalli, gerente de cargas da TAM conta que Manaus é um dos principais destinos das cargas que saem de Guarulhos. São 24 frequências semanais cargueiras feitas por quatro boeings 767, além dos voos de passageiros.


O local ainda possui 26 docas equipadas com plataformas niveladoras de doca e elevatórias, permitindo se adequar a qualquer veículo de carga que chegue ao local. As 10 empilhadeiras contam com programas de leitura de códigos de barra, facilitando a armazenagem.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.