Armazenagem

Notícias > Armazenagem

Ulma automatiza armazém de fabricante de queijos na Espanha

Ulma Entrepinares SiteA Ulma Handling Systems, especializada no desenvolvimento de ampla gama de sistemas automatizados para movimentação e armazenagem de materiais em parceria com a empresa japonesa Daifuku, acaba de entregar à fabricante de queijos Entrepinares um sistema automatizado de movimentação, armazenagem e separação de pedidos em ambiente refrigerado.
Com sede na cidade de Valladolid, Espanha, a Entrepinares é a maior distribuidora de queijos daquele país, com produção de 45 milhões de quilos do produto ao ano, distribuídos por 90 itens distintos.
O sistema foi desenvolvido com objetivo de otimizar os processos de maturação e de secagem dos queijos, possibilitando automatizar etapas como giro, marcação e a rastreabilidade desde a saída da produção até o consumidor final. A primeira parte do projeto de automatização focou a fase de maturação: no coração deste sistema está um sistema de AGVs (veículos automaticamente guiados), desenhados para movimentar dois paletes simultaneamente, unindo a entrada da produção, os processos de maturação, corte e embalagem até a expedição dos produtos prontos.
Outra etapa do projeto engloba o processo de giro, contando com um sistema automatizado patenteado internacionalmente. O giro é chave na fase de maturação do queijo, permitindo tornar mais homogênea a maturação e, consequentemente, melhorar a qualidade do alimento.
Os sistemas projetados por Ulma permitem que, após a maturação, ocorra a despaletização e fracionamento automatizados dos queijos, que posteriormente são destinados ao corte e embalagem. Prontos para consumo, os queijos são paletizados e estocados em um armazém automatizado em duas câmaras frigorificadas, equipado com um transelevador satélite, que permite aproveitamento máximo do volume de armazenagem e reduz os tempos de trabalho. Todas as etapas do sistema de armazenagem automatizada são controladas pelo Sistema de Gestão de Armazém (SGA) da Ulma.
A próxima etapa de projeto a ser desenvolvida pela Ulma na Entrepinares é automatizar a etapa de secagem dos queijos, onde o sistema automatizado de movimentação e armazenagem vai se conectar à etapa de giro, que tem em torno de mil movimentos diários. A secagem se desenrola em ambiente com temperatura controlada a 10º Celsius e umidade relativa do ar de 80%.
Entre os resultados colhidos até o momento pela Entrepinares com a automatização de seu processo logístico, da saída dos queijos da produção até a chegada ao consumidor final, está um controle exclusivo da rastreabilidade dos produtos. A automatização permitiu, ainda, flexibilizar e melhorar a qualidade de serviços e também de produtos oferecidos aos clientes da empresa, como a rede de supermercados espanhola Mercadona.
 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.