Armazenagem

Notícias > Armazenagem

Cooperativa inaugura centro de distribuição

cooperativa-centro-distribuicaoPara se manterem competitivas diante dos desafios do cenário econômico, as empresas precisam reinventar-se diariamente, buscando melhorias e mais eficiência em seus processos.

Atenta a essa necessidade de surpreender o mercado com serviços de excelência, a Cooperativa Languiru inaugurou o centro de distribuição Vale do Taquari, em Teutônia (RS). Sua localização centralizada entre as unidades industriais da cooperativa agiliza e facilita o trabalho de logística. A fim de reduzir custos de operação e garantir ainda mais qualidade aos seus produtos, o CD conta com soluções da Bertolini Sistemas de Armazenagem.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, ressalta que o investimento se fez necessário diante do crescimento da cooperativa. “Precisamos do reforço dessa estrutura de central de distribuição para mantermos o resfriamento e o congelamento dos produtos. Além disso, é uma exigência do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que cobra um local de carregamento único. Isso nos oferece ganhos bastante grandes em logística, pois o fracionamento, que antes era realizado em cada uma das nossas unidades industriais, agora é centralizado. Conseguimos, também, desafogar as unidades fabris em termos de espaço para estocagem”, justifica.

Com área total de 5.200m², dividida em dois pavimentos, o CD tem capacidade de armazenagem de 2,4 milhões de litros de leite UHT. De sua área construída, 1.100m2 são destinados às câmeras frias na parte superior do prédio com espaço para cerca de 260 toneladas de produtos congelados, aproximadamente 80 toneladas de produtos resfriados de aves e suínos, e em torno de outros 320 pallets de laticínios. A área seca, com 800m², ainda serve de armazenagem para embalagens e produtos derivados de leite que não necessitam de refrigeração.

Para o projeto foram escolhidas as estruturas de Drive In e Porta Pallet: no primeiro piso o Drive In possibilita a armazenagem de pallets de Leite UHT; no segundo piso a escolha foi pela combinação de Drive In e Porta Pallet para facilitar a separação de pedidos e envio ao cliente. “A Bertolini procura desenvolver projetos personalizados, de acordo com a necessidade da empresa. No caso da Languiru, o Drive In permite a blocagem na operação e mais quantidade de pallets armazenados, enquanto o Porta Pallet garante ao mesmo tempo seletividade e flexibilidade”, destaca o representante comercial da Bertolini Sistemas de Armazenagem, Guilherme Bertolini Casagranda.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.