Armazenagem

Notícias > Armazenagem

Viarobot: viastore lança solução autônoma

viastore

A especialista em intralogística viastore systems traz para o Brasil e apresenta o viarobot, um robô autônomo de armazenagem e de coleta de caixas: solução que pode automatizar o armazém manual de forma rápida, fácil e flexível.

Não há necessidade de qualquer infraestrutura adicional, como trilhos ou racks especiais (os industriais já existentes podem ser facilmente reutilizados).
O sistema armazena, coleta e manuseia os recipientes e caixas de forma autônoma e os transporta para as estações de separação. Por meio do seu software de controle, o viarobot é rápido de ser operado e facilmente expansível: se o armazém ficar maior ou se sazonalmente tiver que cobrir uma maior demanda, o viarobot se adapta, adicionando novos robôs e mais racks.
“Tudo isso sem se preocupar com as estruturas de paredes e pisos do armazém, pois o viarobot se encarregará de se adequar ao edifício existente. Esta flexibilidade também estará presente quando houver mudança para um novo armazém: ele pode ser colocado em operação no novo armazém utilizando-se da tecnologia Plug & Play. Em comparação com armazéns operados manualmente, os principais benefícios são: a capacidade de espaço de armazenamento aumenta em até 40%, a performance é melhorada em até 20%, e obtem uma eficiência e controle maior de todo o processo”, disse o CEO da viastore systems Brasil, Paulo Franceschini.
O viarobot combina a alta flexibilidade de um armazém manual com as vantagens de um sistema automatizado. O alto grau de aproveitamento de espaço, a segurança do processo e a baixa taxa de erro, juntamente com a capacidade do viarobot operar sem interrupção 24 horas por dia, 365 dias por ano, formam a base para o crescimento futuro.
As empresas industriais podem se beneficiar da rápida e simples instalação do viarobot, para por exemplo rapidamente resolver problemas de capacidade e espaço em sua planta. “Outras empresas, como de varejo, e-commerce e start-up podem se beneficiar da enorme flexibilidade do viarobot”, destaca o CEO.
Os robôs operam com uma velocidade de 2 metros por segundo e com altura de até quatro metros. Se a capacidade da bateria de íons de lítio estiver quase no final o viarobot se movimenta de forma independente para a sua estação de carregamento, garantindo assim a utilização quase ininterrupta do sistema. Além disso, o viarobot pode funcionar no escuro. Isso reduz os custos de energia – especialmente em operação com vários turnos.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.