CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Logística vai passar por profunda transformação

bol3Estudo da DHL mostra que setor precisará incorporar novas tecnologias, melhorar a experiência do consumidor
“A digitalização é a maior oportunidade para as empresas logísticas desde a globalização”,

é assim que Matthias Heutger e Dr. Markus Kückelhaus, líderes de inovação da DHL, abrem o estudo Logistics Trend Radar, que analisa o impacto de 28 megatendências globais na cadeia logística. Para elaborar o levantamento, a companhia entrevistou 10 mil profissionais do setor em todo o mundo.
Segundo o relatório, a era digital traz uma série de tecnologias que podem representar ganho de eficiência na cadeia logística, redução do impacto ambiental, o desenvolvimento de novos modelos de negócio e melhoria da experiência do consumidor. A evolução, no entanto, dependerá da capacidade de inovar das empresas do setor.
O estudo destaca que, cada vez mais, o segmento vai incorporar recursos como inteligência artificial e blockchain, um banco de dados que permite armazenar informações em tempo real e ordem cronológica, à prova de fraude ou ataque hacker. Ao cruzar tendências da sociedade com o avanço tecnológico, a pesquisa concluiu que novos serviços de logística devem ser integrados às casas inteligentes. O transporte urbano de mercadorias tende a passar por profunda transformação, principalmente em sua última etapa, chamada de última milha.
A expectativa é de melhoria radical na experiência do cliente, com mais rapidez e conveniência nas entregas. O crescimento do e-commerce puxará também o aumento da demanda por logísticaB2B, entre empresas. Outra evolução detectada pelo levantamento é o das oportunidades na chamada Fresh Chain, o transporte de bens sensíveis ao tempo e à temperatura, como alimentos e remédios. Neste segmento há enorme oportunidade de inovar no armazenamento, embalagens e entrega das mercadorias, aponta a DHL.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.