CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

bellaforma-img

 

 

Para quem mora em São Paulo, capital, é comum encontrar pilhas e pilhas de paletes de madeira na porta de empresas, como o Ceagesp e alguns hipermercados.

Esse paletes além de causarem danos visuais a cidade, são as primeiras vitimas das grandes enxurradas e contribuem (e muito) para a poluição da cidade. Mas o que fazer com tanto palete sem uso?

 

Toda a empresa que possui um setor de logística sabe que espaço é um item caro e não pode, ou melhor, não deve ser desperdiçado com embalagens sem utilidade.

E não será, se as empresas passarem a planejar o uso, levando em consideração toda a duração do palete, desde a entrada na operação até a hora do descarte.

 

Inclusive, já há companhias lucrando ou reduzindo custos operacionais graças ao uso planejado do palete, por isso confira algumas dicas para trabalhar com a embalagem de madeira de forma sustentável:

 

  • Desenhe a linha do tempo do palete de acordo com o perfil da empresa, levando em consideração a aquisição, o período de manutenção e o descarte (isso ajudará a saber quando e quantos paletes serão descartados);
  • Com os dados do volume de paletes utilizados, tente contratar uma empresa para manutenção ou desenvolver um setor que realize consertos e restaurações. Isso prolongará a vida útil da embalagem;
  • Procure ou forme parcerias com empresas especializadas em recolhimento e reciclagem de paletes de madeira. Elas podem periodicamente visitar a empresa, retirar e descartar corretamente a embalagem;
  • Se o volume de paletes decartados for muito grande, pense em desenvolver um sistema de energia por biomassa (palete descartado e triturado). Dessa forma é possível manter a empresa em operação com a energia gerada pelos paletes fora de uso;
  • Evite deixar essas embalagens do lado de fora da empresa, assuma a responsabilidade por elas e crie áreas especificas para o descarte (ou reserve dias específicos para isso).


A sustentabilidade muitas vezes está em um bom planejamento.

 

*Mauricio Miranda

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.