CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

 

Um armazém ou um centro de distribuição só cumpre seu papel quando está bem sinalizado. Ou quando há um projeto real de sinalização.

Isso porque normalmente as empresas se preocupam exclusivamente com o básico ou com o que pede as normas de segurança e a ABNT. Mas muitas esquecem que um projeto de sinalização diferenciado pode proporcionar ganhos fundamentais para a operação, como reduzir riscos de acidentes, tornar o ambiente menos poluído visualmente e mais organizado.


A ideia é pensar o que pode ser feito a mais, além do básico. E o que ainda não foi compensado pela normas. Por exemplo, empresas interessadas em reduzir a movimentação dentro do armazém podem utilizar recursos visuais para indicar caminhos mais curtos para os operadores de empilhadeira, otimizando a operação e diminuindo custos com a recarga de bateria.

 

Procure também ser claro e objetivo na comunicação visual. Uma sinalização complexa, poluída ou tímida pode surtir zero efeito. A solução está na objetividade e no tamanho adequado. Não aposte em letras pequenas, impossíveis de serem lidas por todos, as maiores são mais claras, mas não ultrapasse o bom senso.

 

Para evitar acidentes de trabalho, avalie os locais com pouca sinalização, acompanhe a rotina da operação e complete com sinalizações indicativas.
Muitos fornecedores de sinalização desenvolvem projetos para armazéns, como a Emplaca e Maxplac.

 

*Mauricio Miranda

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.