CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Melhoria permanente

Rousselotsite

A fabricante de gelatinas Rousselot conheceu na prática os ganhos com Lean Manufacturing

A Rousselot Gelatinas, multinacional fabricante de gelatina para diversas áreas, mantém duas fábricas em Amparo e Presidente Epitácio, cidades de São Paulo, e uma em Hurlingham, na Argentina. Em 2011, por conta de uma diretriz de sua matriz na Holanda, a empresa começou sua experiência com o Lean. Inicialmente, foi implementado o método 5”S”, com a assessoria da IMAM Consultoria.

 

A partir de então, a empresa principiou treinamentos de conscientização e estruturou um projeto chamado RUMO que planejou e executou os dias “D” em 20 de Outubro de 2011 em Amparo (SP) e 20 de Fevereiro 2012 em Presidente Epitácio (SP) e as auditorias de manutenção.

 

Como a única maneira de manter os padrões nas organizações é melhorando-os, também implementou o Kaizen (processo de melhoria contínua), tanto operacionais (individuais), quanto táticos (semanas kaizen). Desta maneira construiu-se a base da filosofia Lean Management dentro da Rousselot.

 

“Os 5”S” deram a base da organização, como limpeza e principalmente disciplina para manter as rotinas, e o Kaizen gerou o combustível para a melhoria contínua”, comenta Sidney Rago, gerente de projetos da IMAM, que está à frente do projeto.

 

Entre 2012 e 2013 foram realizados um total de 4.260 kaizens operacionais, gerando um ganho de R$ 1,5 milhão por ano com as semanas kaizen. O maior divulgador do Lean dentro da Rousselot é o seu CEO Dimas Martins. “O programa é uma questão de sobrevivência e, por meio dele, mudamos nossa cultura e modelo de gestão de tal forma que nos propiciará um melhor posicionamento no mercado global em comparação aos nossos concorrentes”.

 

A partir de janeiro de 2013, quando o Lean manufacturing já contava também com a ferramenta kanban para abastecer a fábrica, foi lançado o módulo de Lean office, para aplicar a filosofia para os processos administrativos, tendo como piloto o processo de recebimento fiscal, que obteve reduções de lead time (tempo necessário desde a primeira atividade até a última) expressivos e um combate ao retrabalho muito forte.

 

O mais novo módulo iniciou-se em Janeiro de 2014 com a implementação da ferramenta MPT (Manutenção Produtiva Total), de maneira corporativa, sendo implementado nas plantas de Amparo, Presidente Epitácio e Hurlingham.

 

Na versão online da revista, que está disponível para PCAndroid ou i-Phone, leia a o artigo completo.

 

 

*Sidney Trama Rago é instrutor e gerente de projetos da IMAM Consultoria Ltda.

 

 

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.