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Abril 2018 Nº330

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Conheça o modelo ideal de controlador para uso em empilhadeiras e como diferenciá-lo

Existem diversos tipos de controladores de impulso, dependendo do tipo de motor elétrico que eles irão comandar. Os motores de corrente contínua (CC) são classificados comumente como motores de ímã permanente, série e sepex (excitação independente no campo e na armadura).

 

Os de ímã permanente (IP) são em geral de pequena potência, destinados a veículos leves. Eles podem ser facilmente reconhecidos pois têm apenas dois cabos principais de alimentação. Assim, nesse caso, as perdas elétricas são grandes, mas o investimento inicial é reduzido.

À medida que os veículos exigem maior potência, os motores tipo série são mais recomendados, pois têm uma eficiência maior que os de IP. Assim, para aplicações com potência até 10 kW aproximadamente, os motores tipo série são muito aplicados no mercado. Eles podem ser reconhecidos com facilidade, pois são alimentados por quatro cabos de igual diâmetro.

Quando a potência necessária ao veículo elétrico é maior, na faixa até 18 kW aproximadamente, os motores recomendados e mais usados pelo mercado são os do tipo sepex, que têm a excitação do campo separada da excitação da armadura, possibilitando um rendimento elétrico superior ao dos motores anteriormente apresentados. Eles possuem quatro cabos de alimentação, sendo dois de um diâmetro e dois de diâmetro mais fino. Existem controladores para esses motores de até 40 kW.

Para potência acima desses valores, os motores de corrente alternada (CA) são os mais indicados, pois têm uma eficiência elétrica superior. No entanto, os controladores para esses motores são bem mais sofisticados e caros e exigem um conhecimento técnico mais profundo dos projetistas e usuários. Atualmente existe uma tendência mundial cada vez maior de uso dos motores de corrente alternada, devido à maior eficiência desses sistemas quando comparados aos de corrente contínua. No entanto, o custo desses sistemas de CA é mais alto que o dos sistemas de CC nas baixas potências, o que ainda permite o uso de CC nesses casos.

Os controladores são diferentes em projeto para cada um desses modelos de motores e não podem ser usados indistintamente. Especificamente para os motores tipo série, existem no mercado controladores de impulso que são aplicados para tensões de 24 até 72V corrente contínua (CC) e de 175 até 600 ampères, possuindo uma boa eficiência elétrica, embora menor que no caso dos motores sepex e CA. Porém são motores mais baratos e mais silenciosos.

O conjunto controlador/motor tipo série possui um bom torque a baixa rotação, característica esta muito desejada nos veículos elétricos. Os controladores modernos vêm com proteção para temperatura, evitando que falhas externas os danifiquem. Possuem também limite de amperagem, para evitar sobrecarga, e são de fácil instalação. Têm uma proteção que evita a sequência errada de operações, impossibilitando por exemplo, que um veículo seja ligado com o acelerador já pressionado, prevenindo acidentes.

 

Programadores manuais permitem verificar falhas nos controladoresSão muito usados em empilhadeiras elétricas, plataformas elevatórias, veículos industriais, pequenos carros para transporte de pessoas e rebocadores industriais. São simples, relativamente baratos e possuem uma boa eficiência, o que os torna muito populares no mercado.

 

Esses controladores permitem a programação de suas velocidades máximas, de suas curvas de aceleração e desaceleração, gravam o histórico de falhas dos controladores e possibilitam que a programação feita para um determinado controlador seja copiada para outro de mesmo modelo. Tudo isso é feito via um programador manual portátil ou via um CD para ser usado num notebook, de maneira bastante simples.

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