CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 
melhores-metodos-1

Observe seu método de trabalho e verifique o que pode ser alterado ou eliminado

O método é a série de etapas manuais, mentais, mecânicas, químicas, elétricas, eletrônicas, ou interpessoais dentro do processo de realização de um trabalho. Um método eficiente contém somente as etapas absolutamente necessárias. Em outras palavras, cada etapa “adiciona valor”.


Como fazer: Elimine a operação ou parte dela

O modo mais fácil de se executar um serviço é torná-lo desnecessário! Pergunte por que uma operação é necessária para ver se ela pode ser eliminada. Questione também as etapas do método para ver se alguma delas pode ser eliminada.

 

Mude a forma como um serviço é executado

 

Substitua um método mais simples para alcançar os resultados desejados. Execute trabalhos manuais dentro do tempo do processo.


Durante a espera do término do processo, utilize o tempo para fazer alguma outra coisa. Talvez iniciar a preparação para a próxima etapa ou executar um outro trabalho importante ao invés de ficar esperando. Simplifique, a documentação e os requisitos necessários para a entrada de dados.

 

A troca de informações é parte essencial essencial nos negócios. Entretanto, tente eliminar as informações e os resultados duplicados ou desnecessários. Questione a ordem das etapas. 


As repetidas caminhadas ou aberturas de armários podem ser combinadas em um único evento? O trabalho de limpeza deve esperar até o final do dia ou pode ser feito em pequenas etapas? Questione a ordem em que as etapas do método são executadas.

Poderá existir uma ordem mais adequada.

 

Reduza as demoras e interrupções

Para isso, duplique os materiais de uso comum e coloque-os nos locais onde são utilizados; equilibre o número de pessoas e equipamentos para que não haja ociosidade com nenhum deles; faça um trabalho de preparação dos componentes antecipadamente; estabeleça pontos de reposição de pedidos para que não haja falta de materiais; e utilize estratégias visuais que orientem no sentido de evitar interrupções ou erros.

 

Reduza o trabalho de juntar as coisas e outras atividades de preparação


Como dicas, estoque os itens necessários juntos e prepare as peças antecipadamente. Talvez você possa comprar os materiais em kits pré-embalados e utilizar mão de obra de baixo custo nos trabalhos de preparação, liberando os operadores mais experientes para outras atividades.

 

Reduza o trabalho de limpeza

 

Isso pode ser feito simplificando o processo de recolhimento de material e eliminando as fontes de sujeira e de contaminação. Por exemplo, vincule os coletores de lixo e os aspiradores de pó às operações que produzem perdas.

 

Elimine etapas do método com dispositivos que economizam movimentos

 

Os sensores e alarmes podem monitorar os parâmetros e o status do processo, eliminando a necessidade de constantes inspeções. A tecnologia de códigos de barras, por exemplo, pode eliminar as funções de escritório, tais como contagem e registro dos números de itens e consulta de preços.

 

Os dispositivos de acionamento e desacionamento automáticos de luzes, lavatórios para as mãos, dispensadores de sabonetes, etc. podem economizar movimentos, tempo, energia e materiais. Em resumo, vale destacar:

 

Não perca tempo. Antes de alterar qualquer etapa individual do método, analise o método geral. Pode existir um enfoque melhor que elimine a etapa!

 

Otimize as etapas necessárias para alcançar os resultados desejados antes de tentar resolver a forma como o trabalho é executado.

 

Determine os parâmetros ideais do processo, facilitando-o.

 

Não superestime nem subestime o processo e sabia dimensioná-lo corretamente.

 

Mas como determinar a duração do processo? Quais as melhores velocidades, temperaturas, pressões, tempos, etc. no processo de um produto?


As respostas a essas perguntas devem ser dadas por um especialista. Alguém que conheça os princípios de fabricação do produto. Se você não tiver alguém disponível, procure um. Comece pelos fabricantes de equipamentos, fornecedores de ferramentas e materiais, associações de profissionais técnicos ou contate um especialista externo.

 

Reformule o produto/serviço

 

Para reformular o produto ou serviço é preciso defini-los:
O produto (ou peça) é um objeto montado ou fabricado através de um processo de manufatura. Uma placa de circuito eletrônico, por exemplo, é um produto montado numa operação de manufatura.

 

O serviço é uma atividade que melhora a condição do cliente. Por exemplo, a comida servida ao cliente, a aprovação de um empréstimo, ou seu registro em um hotel. Tanto os produtos como os serviços têm peças e características valiosas para o cliente. O projeto das peças e das características impacta diretamente no trabalho envolvido para a realização de um bom serviço.

 

O projeto tem que ser de tal forma que facilite a confecção do produto ou a realização do serviço.

 

Projete produtos ou serviços tendo em mente as necessidades dos clientes, contudo, considere também o montante de trabalho envolvido na confecção de tais produtos ou na realização de tais serviços. Um projeto mais simples pode ajudá-lo a ser mais produtivo. Entre outras coisas, incluem-se:

 

  • A utilização de menos peças ou componentes do serviço.
  • A utilização de peças que se encaixem melhor, evitando perdas.

 

Padronize as características de todos os produtos


Utilize as peças-padrão (comerciais) para que menos ferramentas e menos treinamento sejam necessários. Por exemplo: padronize o tamanho das cabeças dos parafusos (mesmo se variarem de diâmetro e comprimento) para que a mesma chave seja utilizada para todos.


Algumas dicas:


Compare o desempenho das características de projeto dos produtos dos concorrentes.

Procure projetos com os menores custos de processamento e montagem.
Envolva um grupo multifuncional para rever os projetos de novos produtos e serviços. Inclua representantes da manufatura, do atendimento ao cliente e da manutenção, bem como do desenvolvimento de produtos e de marketing.
Não se esqueça de colher as informações dos clientes!

 

Materiais

Material é tudo o que se utiliza na operação. Analise o preço e os custos de processamento dos materiais, porém lembre-se do principal propósito com os materiais, que é o de atender as exigências funcionais.

 

Encontre materiais alternativos

Procure materiais que:

 

  • Sejam mais baratos.
  • Exijam menos processamento.
  • Sejam fáceis de trabalhar ou manipular.
  • Exijam menos desempacotamento ou trabalho de preparação.
  • Tenham dimensões que reduzam as perdas, gerando economia.
  • Atendam melhor as necessidades dos clientes.

 

Aumente o rendimento


Procure formas que melhorem o rendimento e diminuam as perdas. Entre outras, incluem-se:

  • Um layout com máquinas.
  • Unidades pré-mensuradas (porções, doses, aplicações).

Recicle o refugo

Encontre maneiras de coleta e reutilização ou venda dos materiais refugados.


Embale os materiais para que fiquem prontos para uso

Predisponha os itens de modo que seja mais fácil pegá-los e utilizá-los. Proporcione maneiras de ganhar tempo no acesso aos materiais, tais como abas de abrir para embalagens a vácuo e cordões de puxar em caixas ou tampas de latas tipo flip top. Isso economiza tempo e elimina a necessidade de uso de ferramentas.

Como dicas:

A utilização de material mais caro ou de melhor qualidade às vezes pode economizar consideravelmente tempo e dinheiro no processamento.
Esteja certo das necessidades atuais dos clientes. Você poderá estar fornecendo recursos de alto custo que não ofereçam valor ao cliente.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.