CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 
Controlador Sepex 1243

Controladores de impulso para motores de CC com excitação independente (Sepex) evitam que veículos sofram trancos

Os controladores de impulso trouxeram um enorme avanço para a tecnologia de controlar a velocidade, a aceleração e a desaceleração de um motor elétrico.

 

Anteriormente, essas características eram controladas pela inserção de resistência em paralelo aos motores, de maneira que, quando desejávamos aumentar a velocidade do motor, bastava desconectar uma ou mais resistências, o que fazia aumentar a corrente que circulava pelo motor, aumentando consequentemente sua velocidade.

 

No entanto, esse aumento de velocidade era sempre sentido com um tranco, pois a retirada das resistências aumentava instantaneamente a corrente que passava pelo motor. Além disso, perdia-se muita energia dissipada nas resistências sob a forma de calor. Isso é altamente indesejável num veículo elétrico, onde um dos principais problemas é a autonomia, ou seja, o uso eficiente da energia. 


Atualmente, com os controladores de impulso modernos, essa passagem de uma velocidade menor para uma velocidade maior nem é percebida, pois dividimos esse degrau de aumento da corrente no motor numa infinidade de pequenos degraus, que ficam praticamente imperceptíveis. Essa mudança trouxe várias vantagens, como no transporte de cargas sensíveis a choques, tais como vidros, cristais e explosivos.

Os controladores de impulso são projetados de acordo com o tipo de motor que irão controlar. Assim, temos os controladores para motores de ímã permanente, para motores Série, para motores Sepex e para motores de corrente alternada.

Os controladores para motores Sepex, quando considerados em conjunto com os motores, formam o sistema mais eficiente em corrente contínua existente. Isso se deve às menores perdas dos motores tipo Sepex em relação aos tipos Série e ímã permanente.

Ou seja, esse conjunto de controlador/motor Sepex é o que há de mais eficiente nos dias atuais em conjuntos de corrente contínua. Assim, esse tipo de controlador é fundamental para motores com potências maiores que  aproximadamente 6 kW de potência, onde as perdas já seriam significativas se fôssemos considerar o uso de qualquer dos outros dois sistemas para CC.

Programador modelo 1311 e Controlador modelo sepex 1244O controlador Sepex controla a velocidade máxima, a curva de aceleração e desaceleração, a regeneração de energia na frenagem e a potência dos motores, podendo trabalhar com dois modos de velocidade (velocidades tartaruga e lebre na mesma máquina) e muitos outros parâmetros.

Por esses motivos, os controladores tipo Sepex são os mais utilizados no Brasil hoje em dia. Mesmo com o advento dos controladores para os motores de corrente alternada (CA), que são ainda mais eficientes, os controladores Sepex continuam a ter seu lugar marcante no mercado devido à sua simplicidade, aos baixos custos, à alta eficiência e à facilidade de ser instalados e parametrizados.

Considerando todos esses fatores, o mercado brasileiro tem uma enorme quantidade de controladores Sepex instalados em equipamentos elétricos dos mais variados tipos, como em empilhadeiras, carros elétricos, scooters, carros de golfe e veículos para transporte de pessoas e cargas a curtas distâncias.

Esses controladores Sepex são facilmente controláveis e parametrizáveis por um programador manual ou por um CD a ser instalado em qualquer computador. Eles indicam o histórico de falhas da máquina, auxiliando grandemente na procura da causa do defeito do equipamento, e na solução, após discussões sobre garantia, comumente existentes entre locatários e locadores de máquina elétricas.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.