CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Estagiários da Volkswagen desenvolvem veículo para transporte de peças

vw_foto03_16-08-12_300x232

Incentivados a desenvolver novos projetos e buscar soluções inovadoras, um grupo de estagiários da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) desenvolveu um novo conceito de veículo auto guiado AGV (Automatic Guided Vehicle), mais sustentável, eficiente e de baixo custo, com uso da tecnologia interna da empresa e de peças nacionais.

O robô AGV é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um caminho pré-definido, sem necessidade de operador, como ferramenta de flexibilidade logística. O modelo é uma evolução de muitos robôs existentes no mercado por diversas características. O veículo tem ajuste de velocidade, é 10% mais rápido que os existentes no mercado, tem maior força de tração (transporta até uma tonelada) e pode ser guiado apenas por uma marcação de tinta sobre o piso.

Enquanto no equipamento tradicional, as baterias têm vida útil de 80 ciclos, no novo conceito do AGV, graças ao sistema de monitoramento de carga, as baterias apresentam um aumento de vida útil para 200 ciclos, o que reduz os custos. Outra vantagem é o monitoramento das baterias à distância por meio de mensagens enviadas pelo sistema eletrônico do AGV para os computadores ou celulares cadastrados, evitando paradas.

Além disso, o modelo custa cerca de 70% menos que os similares no mercado e apresenta o mesmo padrão de qualidade dos veículos utilizados pela empresa, assim como a mesma segurança, pois, com o sensor de presença, o modelo também faz parada automática diante de qualquer obstáculo.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.