CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Flexibilizando a produção

leanNo passado, o conceito de grandes lotes era comum entres as empresas, pois não havia grande variedade de produtos. Essa característica gerava uma baixa eficiência, com inventários desnecessários, consumo antecipado de matéria prima, estocagens e transportes supérfluos, ou seja: perdas.

 

 

Nas últimas duas décadas, este cenário de grandes lotes alterou-se e em alguns casos (como por exemplo notebooks), chegam a lote de um único modelo, o que é facilmente observado num shopping center, onde o catálogo de produtos não cabe mais nas vitrines e com um grau de personalização cada vez maior. Com isso, surge a necessidade das empresas customizarem a produção para atender os clientes, buscarem alternativas para flexibilizar a produção com o foco em “fazer mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade com mais qualidade e menos recursos (tempo, mão de obra, material, etc).

 

Além de flexibilizar, fazer o necessário, na quantidade necessária, no menor tempo e quando necessário, produzir de acordo com a demanda e não quando a produção julgar necessário são soluções para produzir pequenos lotes. Para reduzir o tempo é fundamental aplicar a metodologia de Setup Rápido ou SMED (Single Minute Exchange of Die), ou seja, troca em tempo de um dígito (menor que 10 minutos). A IMAM Consultoria vem desenvolvendo soluções de treinamento e assessoria para ajudar as empresas a obter resultados de curto, médio e longo prazo.

 

Para conhecer mais sobre o assunto, acesse a versão online da revista em seu computador e dispositivos móveis com Android ou iOS.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.