Supply Chain

Notícias > Supply Chain

Conectividade é essencial para lidar com os desafios da logística 4.0

jungheinrichimagemA Jungheinrich, líder em soluções intralogísticas e fabricante de produtos de movimentação e armazenagem, participa da FISPAL Tecnologia 2017 – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, em São Paulo.

Durante o evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de junho, a Jungheinrich vai apresentar novas soluções e inovações para a indústria de alimentos e bebidas, alinhadas aos novos conceitos de automação na logística e indústria 4.0.

Atualmente, a automação na Jungheinrich se une à conectividade, integrando os equipamentos logísticos ao TI, e inaugurando a logística 4.0. A conectividade é essencial para que os serviços logísticos utilizem todo o seu potencial. Soluções integradas e assistência inteligente à operação logística são tendências para o futuro.
Uma das pioneiras na tendência da intralogística 4.0, a Jungheinrich acredita no potencial da digitalização de trazer grandes oportunidades ao setor de logística, permitindo a otimização de armazéns com soluções digitais que ajudam a aumentar a produtividade.

Para o Dr. Kai Beckhaus, chefe do departamento de Sistemas logísticos da Jungheinrich, a conectividade vai triunfar em todos os níveis. “Isso independe do segmento da indústria, e é relevante para negócios de qualquer porte, que geralmente querem automatizar seus sistemas logísticos em estágios. Percebemos isso com nossos clientes, que estão se preparando para a Indústria 4.0, e escolhem fornecedores logísticos que tenham soluções de integração e conectividade que correspondam às necessidades e aos avanços da indústria”, explica.

Além da maior conectividade, o conceito de indústria 4.0 privilegia ainda o aumento de produtividade e a eficiência energética. Entre os destaques estão empilhadeiras e transpaleteiras com baterias de íon-lítio, tecnologia que não requer manutenção ou troca de baterias e garante maior retorno de investimento – especialmente devido à sua longevidade, que é três vezes maior que a das tradicionais baterias de chumbo-ácido. Além disso, as baterias de íon-lítio não liberam gases e nem ácidos, e economizam espaço e dinheiro, pois permitem eliminar as salas de baterias e o carregamento com sistemas caros para a liberação de poluentes. Isso gera uma série de vantagens para empresas com operações complexas e grandes armazéns.
A Jungheinrich é a única empresa do setor que desenvolve produtos e fornece não apenas empilhadeiras com baterias de íon-lítio, mas também baterias convencionais e sistemas de carregamento, garantindo soluções customizadas e máxima eficiência para operações diversas.

Conheça as últimas novidades da Jungheinrich
A Jungheinrich oferece o que há de mais tecnológico e inovador no setor intralogístico, incluindo tecnologias que atendem às necessidades da indústria 4.0. Um exemplo são as empilhadeiras AGVs (Automated Guided Vehicles), empilhadeiras automatizadas que não necessitam de operadores. Esses veículos trazem uma série de vantagens às operações logísticas, desde economia de tempo, eficiência no consumo energético, eliminação dos riscos de acidentes com mais segurança ao operador e, principalmente, pay back pela não necessidade de mão de obra.

Os veículos automatizados otimizam as operações em empresas que têm percursos com longas distâncias, nos quais a entrada e a saída de mercadorias são constantes, permitindo que o gestor obtenha maior eficiência e controle sobre o armazém. Além disso, os equipamentos automatizados eliminam o esforço físico, oferecendo maior segurança e operação contínua 24 horas por dia.

Na LogiMAT 2017, que aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, no início deste ano, a Jungheinrich apresentou e lançou uma série de novas soluções integradas para os desafios da intralogística 4.0. Entre as novidades, estava o rebocador automático EZS350a, que pode ser facilmente integrado às estruturas logísticas já existentes, e foi especialmente criado para trabalhar em processos de transporte já padronizados, como o suprimento da linha de produção, por exemplo. Isso é importante para a indústria 4.0, que busca alinhar fábricas inteligentes com autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Em breve, a Jungheinrich também deve trazer ao Brasil um novo conceito de armazenagem de materiais, o Armazém Automatizado LRK, um sistema fechado de armazenamento com estantes verticalizadas e prateleiras (bandejas) de ambos os lados, em que as mercadorias solicitadas são controladas e retiradas por um extrator e entregues por meio de uma abertura de acesso ergonomicamente posicionada. Comparado aos métodos tradicionais, o LRK garante uma economia de espaço de até 80% no chão.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.