Supply Chain

Notícias > Supply Chain

Modelo de gestão para a competitividade

gestaodecompetitividadedO que significa competitividade para você? O que é ser competitivo nos dias de hoje?

É ter mais segurança, mais produtividade, qualidade, velocidade de entrega, preço competitivo? Ou um conjunto de tudo isso?


A resposta é: depende de seus objetivos. Eles representam os seus maiores desafios para o curto e médio prazo. São eles que irão nortear todas as suas decisões daqui para frente. Por isso pense muito bem antes de defini-los. Não podem ser muitos pois serão muito difíceis de alcançar, nem muito poucos. Tem que ser equilibrados.

Devem ser quantificáveis, ter data de entrega e responsáveis como qualquer indicador de desempenho. Se você pensa que seus objetivos são diversificar seus mercados, aumentar seu EBITDA, reduzir seu prazo de entrega ou a margem de contribuição de seus produtos e serviços, você está certo. Porém, se estes objetivos não forem compartilhados com todos na sua organização, do P ao P, Presidente ao Porteiro, por um método que permita o desdobramento e a gestão integrada, você está errado.

Quem conseguir obter o engajamento da maior parte do time de colaboradores com objetivos claramente definidos e comunicados, com planos de ações, projetos e semanas kaizen devidamente alinhados com eles com certeza irá mais longe, através da sinergia. Implementar Lean, TOC – Theory of Constraints ou 6 Sigma é fácil, difícil é obter resultados através destas estratégias envolvendo todos os seus processos de negócio. Ao longo do tempo a IMAM Consultoria foi refinando sua metodologia até alcançarmos este modelo que chamamos de Modelo de Gestão para a Competitividade, que utiliza uma Estrutura de Governança, aliada a um sistema de desdobramento estratégico de objetivos para alcançar seus principais objetivos. Sempre colocando as pessoas no centro das decisões e das ações.

São elas que irão aprender a planejar, executar, controlar e tomar ações corretivas e preventivas, ou seja são elas que serão transformadas em gestores estratégicos, táticos e operacionais. Somente quando todos os colaboradores da sua Empresa estiverem gerenciando fatores importantes de sucesso, pois os clientes não pagam pela gestão, mas gestão é um mal necessário, portanto devemos todos gerenciarmos o que temos de mais importante, que são os desdobramentos dos nossos objetivos.

Boa gestão para a competitividade para você.

Sidney Trama Rago é gerente da divisão de Estratégias e Performance da IMAM Consultoria

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.