CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

5 Passos para proteger a Cadeia de Suprimento contra ameaças da Web

seguranca digital22Com ameaças virtuais afetando organizações em todo o mundo, se proteger contra ciber-ataques e ciber-espionagem está se tornando prioridade entre as empresas.

Alguns fabricantes, distribuidores, e organizações em geral, entretanto, não estão fazendo o suficiente para fazer as cadeias de suprimento mais resilientes e preparadas.

Seja seu negócio grande ou pequeno, um startup ou tenha 40 anos de existência, os maiores problemas com segurança da informação surgem por não haver uma avaliação ativa do perfil de risco da empresa. As empresas devem seguir os 5 passos a seguir para minimizar os riscos associados a ameaças virtuais e proteger a cadeia de suprimento.

  1. Coloque em prática um plano para incidentes

Tomadas de decisão bem planejadas na era dos ciber-ataques são um fator importante para proteger empresas e também a cadeia de suprimento. Quando o assunto é ameaças da Web, você precisa ter um programa de resposta definido antes que ocorra o ataque. Através da implantação de um plano para incidentes, as empresas podem tomar as ações necessárias para mitigarem os riscos e não se tornarem alvo de um ataque.

  1. Faça teste de intrusão anualmente

Empresas deveriam avaliar o perfil de risco e mitiga-los. Faça testes de intrusão em seus sistemas de informação anualmente. Pelo diagnóstico da vulnerabilidade, empresas podem proteger a cadeia de suprimentos, patentes, designs, entre outros de ciber-ameaças.

  1. Não seja o elo fraco

Seja o almoxarife ou o CEO, segurança da informação é uma ação de todos dentro da empresa. Desde trancar a porta do escritório quando acaba o expediente, até criptografar arquivos confidencias e armazena-los em servidores, todos tem um papel fundamental para garantir a segurança da organização. Deixe claro a todos os funcionários a importância e responsabilidade das ações deles, assim como fornecer o conhecimento básico de segurança da informação, os riscos, e como evitar ataques. Isto pode prevenir sua empresa e a cadeia de suprimento de se tornarem um elo fraco e serem um alvo fácil.

  1. Melhore sua segurança da informação

As empresas devem levar conhecimento aos funcionários e protege-los – passos importantes para aumentar a atratividade de empresa a clientes potenciais. Então, o que as organizações podem fazer? Algumas empresas exigem que os funcionários troquem as senhas a cada 90 dias. Outras utilizam o crachá ao invés de chave para registrar o acesso de funcionários em áreas específicas. Cada empresa tem necessidades especificas, mas podem se beneficiar ao entender as boas práticas do mercado e tomar decisões baseadas em seu perfil de risco.

  1. Garanta a segurança da informação em contrato

Mesmo que fornecedores ou terceiros não sejam funcionários da empresa, eles trabalham para sua empresa e devem, portanto, ter o mesmo, se não maior, nível de responsabilidade sobre ações de segurança da informação. Empresas devem considerar envolver a área Jurídica para inserir elementos de segurança nos contratos, como por exemplo, compartilhar o plano de resposta e a política de segurança da informação, além de solicitar aos fornecedores que testem os planos juntamente com a empresa.

Adotando e implementando padrões de ciber-segurança se constrói um ambiente mais seguro para as operações da cadeia de suprimento. Os ciber-criminosos são incansáveis, portanto, não investir em medidas de ciber-segurança pode descarrilar seu negócio. Tomar medidas proativamente pode fechar aquele gap crítico na segurança de sua organização.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.