CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

5 benefícios para investir em roteirização de frotas

timthumb22Gerenciar uma frota não é uma das tarefas mais fáceis.

Segundo dados do estudo "Custos Logísticos no Brasil – 2017", do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), o custo logístico das empresas, ou seja, a soma dos gastos com transporte, estoque e armazenamento, representam 7,6% da receita líquida. A maior parte do custo é diz respeito ao transporte, que equivale a 3,8% da receita, seguido por estoque (2,0% da receita) e armazenagem (1,8% da receita)

Por isso, uma ferramenta que pode ser grande aliada dos gestores é a roteirização, que além de planejar trajetos exatos com o objetivo de aumentar a produtividade, também auxilia na redução de custos da operação.

A Cobli, startup especializada em melhorar a gestão de frotas, elencou cinco benefícios para investir em roteirização para pequenos e médios frotistas:

1 – Aumento de produtividade: é o principal objetivo da ferramenta. Com a ordem ideal de trajetos que deve ser percorrida, seja entre estados, cidades e/ou bairros, é possível otimizar o trabalho dos motoristas, ganhando tempo para realizar mais entregas e/ou prestar serviços.

2- Economia com manutenção: de regra geral a roteirização torna a operação mais controlável, segura e rentável. Ao minimizar a distância percorrida, o veículo percorre uma quilometragem menor, permitindo que gestor consiga conter gastos com combustível, manutenção do veículo: pneus, óleo, água, freios, entre outras peças e até com pedágios.

3- Rotas programadas de acordo com as "janelas de entrega": determinados locais possuem restrições de horário. A ferramenta permite traçar a rota de acordo com essas "janelas", resultado em menor tempo para realizar o serviço.

4 – Viagens mais rápidas: com o trajeto otimizado, a logística se torna mais estratégica e dinâmica, o que reduz significativamente a probabilidade de erros e/ou atrasos nas operações. Além disso, a rapidez na prestação de serviço, se torna um grande diferencial competitivo.

5 – Suporte na gestão de frota: o sistema permite que o gestor avalie a operação como um todo. Mais do que otimizar a frota, é possível avaliar o desempenho da equipe e auxiliar na tomada de decisões do departamento.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.