Supply Chain

Notícias > Supply Chain

6 maneiras de aumentar o controle de estoque com automação simples

6passos222Se você comanda uma operação de distribuição ou um armazém de peças sobressalentes que dão suporte à produção, saiba como um sistema automatizado de armazenamento e recuperação com software de gerenciamento integrado aumentará o controle de estoque em seis processos específicos.

 

Sistemas de armazenamento automatizados entregam controle de estoque

Dentro das quatro paredes de um centro de distribuição, ser chamado de "insensato no controle de estoque" definitivamente não é um insulto. Afinal, o que poderia ser mais importante do que saber exatamente quantos itens - sejam eles SKU’s que esperam ser separados para o cumprimento de pedidos ou peças sobressalentes necessárias para manter uma operação em execução no pico - estão “na mão”, exatamente onde eles estão, e que eles estão em perfeitas condições?

Uma das maneiras mais fáceis de garantir o máximo controle de estoqueao longo de uma operação é implementar um sistema automatizado de armazenamento e recuperação (AS / RS), como carrosséis horizontais, carrosséis verticais ou módulos verticais de elevação (VLMs), com software integrado de gerenciamento de inventário.

O software de gerenciamento de estoque oferece o maior grau de controle de separação dentro de um AS / RS, permitindo funcionalidades inteligentes, como o monitoramento de inventário. Se uma operação tem um sistema de gerenciamento de armazém (WMS), planejamento de recursos corporativos (ERP) ou sistema de planejamento de recursos de fabricação (MRP) no local - ou mínimo para nenhum sistema de gerenciamento de inventário - o software integrado em carrosséis horizontais, carrosséis verticais e VLMs (e as próprias máquinas) abordam uma variedade de desafios operacionais associados ao controle de estoque.

Este white paper explora os seis processos em que um investimento em um AS / RS com software de gerenciamento de inventário integrado aumenta o controle de estoque dentro das operações de armazenagem, distribuição e fabricação.

Bônus adicional! Conheça as Iniciativas LEAN

Para um melhor controle de estoques, os sistemas automatizados de armazenamento e recuperação utilizam um software que monitora de perto os níveis de inventário, eliminando a superprodução e o movimento desnecessário, como a realização de contagens físicas de estoque ou atrasos / espera exigidos por pesquisas de itens mal colocados.

6 Processos de controle de estoque aprimorados pelo software AS / RS

  1. Recebimento

 Determinar como e onde o estoque recebido deve ser armazenado depende de muitos fatores, incluindo os tipos de produtos ou partes e por freqüência de seleção / velocidade de movimento (rápido, médio, lento ou muito lento). A maioria das operações concentra seus esforços de otimização de estoque exclusivamente em seus movimentos rápidos - que geralmente compõem apenas 20% de seu inventário. Isso deixa 80 por cento do estoque (movimentos médios e lentos) disponíveis para maior otimização e controle. O processo de inicialização determina o local mais apropriado para armazenar cada item em um armazém, incluindo dentro de um AS / RS, primeiro com base na velocidade de seleção. Isso significa que os movimentos rápidos e médios devem estar localizados nas áreas mais acessíveis, enquanto que os movimentos lentos e muito lentos devem ser armazenados em áreas menos acessíveis.

As informações de um WMS, ERP ou software integrado de gerenciamento de estoqueAS / RS podem ser alavancadas e integradas com o processo de inicialização para um maior controle de estoque. Ao garantir que esses sistemas de software estejam interconectados para comunicação contínua, é possível evitar a entrada de dados repetitivos e potencialmente propensos a erros. Isso também permite uma maior visibilidade do estoque em tempo real, resultando em uma redução no tempo de pesquisa através de uma acessibilidade mais rápida e fácil.

Bônus adicional! Melhor organização

Para ajudar a encontrar os itens ainda mais rápido, bandejas ou totes podem ser usadas para uma melhor organização, facilitando a localização de pequenos componentes. Além disso, o software de gerenciamento de inventário monitora o status de cada item para organizar produtos armazenados por freqüência de seleção ou por sua associação de uso a peças individuais de equipamentos automatizados e a manutenção necessária.

  1. Acuracidade na separação. Para garantir que o item certo seja separado, as máquinas AS / RS podem ser equipadas com uma gama de equipamentos de validação. Isso pode incluir um scanner de código de barras RF usado para capturar dados de código de barras associados a um item. As informações capturadas pelo scanner são transmitidas ao software de gerenciamento de estoque, que verifica se a parte escolhida é a mesma exigida pela ordem. Para instalações que exigem que um operador combine números de peça ou escolha itens de um lote específico, o número de série ou a verificação de número de série pode ser tedioso, demorado e propenso a erros. Para esses aplicativos, a verificação do código de barras pode ser usada para verificar com o software de gerenciamento de inventário que o item correto foi escolhido, economizando tempo e garantindo precisão.

Alternativamente, as máquinas AS / RS podem ser equipadas com luzes indicadoras para iluminar a localização do item e escolher a quantidade necessária para uma precisão ainda maior. Isso reduz o tempo gasto na busca de uma unidade de armazenamento de estoque específica (SKU) dentro da bandeja de armazenamento. As opções incluem:

- Centro de Informações de Transações: Aplicado a carrosséis verticais e VLMs, este sistema de pick-to-light dinâmico exibe identificação discreta de itens em incrementos. O módulo exibe descrições, quantidades e outras mensagens para ajudar um operador a selecionar o item correto e o cumprimento do pedido.

- Light Pointer (Ponteiro de Luz): Usado com VLMs, este sistema implanta um LED ou luz laser montado em um controle deslizante que se move horizontalmente em um sistema de guia dentro da abertura de acesso da unidade de armazenamento e recuperação. Controlado por software, o ponteiro de luz também gira para projetar o feixe de luz na direção da profundidade da máquina para iluminar qualquer posição dentro da bandeja de armazenamento. O ponto de luz identifica a localização precisa do item a ser colhido ou reabastecido, eliminando o tempo de busca.

- Barra de luz do indicador de posição: incorporada nas aberturas de acesso dos módulos de elevação vertical e dos carrosséis verticais, essas luzes LED se iluminam em alinhamento com a posição do item desejado onde está armazenado na bandeja.

- Light Tower (Torre de Luz): quando integrado com carrosséis horizontais, esta unidade abriga opções de módulos de exibição torres. Os monitores indicam o carrossel ativo, o nível da prateleira, a localização da célula e a quantidade a escolher. Gerenciado por software, uma única torre de luz serve dois carrosséis horizontais trabalhando juntos em uma operação de separação.

- Batch Lights (Luzes de lote): usadas com carrosséis horizontais e verticais, bem como VLMs, esses módulos de picking direcionados pela luz direcionam um operador para colocar ou armazenar itens em um local específico ou ativo ao reabastecer estoque. Eles também podem ser usados para consolidação de pedidos, seleção de lotes e classificação em estações de trabalho localizadas perto das unidades de armazenamento e recuperação automatizadas.

Bônus adicional! Proteção do item

Quando armazenadas em prateleiras, as peças estão expostas à sujeira e à poeira comuns nas operações de distribuição, armazenagem e fabricação. Isso reduz sua vida útil e torna-os inadequados. Como as máquinas AS / RS podem ser totalmente fechadas, os itens que armazenam são mantidos limpos e protegidos. Não só melhora a precisão, mas as peças separadas estão sempre em boa condição de uso.

  1. Track-and-Trace Para indústrias altamente regulamentadas - como os dispositivos médicos - a mesma funcionalidade do software de gerenciamento de inventário AS / RS pode ser alavancada por seus recursos de rastreamento e rastreamento. Isso porque o software mantém um registro do item, a data em que foi escolhido, o operador que o escolheu e a ordem que ele cumpriu. Se um defeito for identificado, ou um recall necessário, o software pode determinar rapidamente a localização dos produtos armazenados e enviados.

O software de gerenciamento de inventário também fornece rastreabilidade. Para acessar conteúdos armazenados, os operadores autorizados podem ser necessários para entrar em primeiro lugar em um login e senha pessoais rastreáveis ​​por software. Para as operações que desejam acompanhar os consumíveis (como lubrificantes e filtros) ou ferramentas e equipamentos compartilhados (de chaves de fendas e catracas para capacetes de soldagem e outros itens de segurança) necessários para o serviço de equipamentos, esta medida adicional de responsabilização permite itens esgotados, perdidos ou mal colocados para ser rastreado rapidamente para um indivíduo.

Bônus adicional! Prevenção de roubo

Em contraste com prateleiras abertas, o que permite que qualquer pessoa que passe pela oportunidade de pegar algo fora da prateleira, uma máquina AS / RS pode ser segura, exigindo um logótipo pessoal rastreável pelo software antes da operação. Isso permite que os produtos perdidos ou mal colocados sejam rastreados de volta para um indivíduo. O nível aprimorado de responsabilização e segurança elimina o encolhimento de estoque e seu impacto negativo na linha inferior.

  1. Reabastecimento. Como um software de gerenciamento de inventário do AS / RS mantém registro de cada item dentro da máquina, ele pode ser pré-programado para enviar um alerta quando um item está se aproximando de fora do estoque, provocando uma chamada para reposição de estoque de segurança armazenados em outro lugar. Após a colocação do inventário de reposição na máquina, o software aproveita o reconhecimento do código de barras, exigindo que o operador verifique o item e seu destino para verificar o posicionamento no local de armazenamento correto. Isso cria controle de inventário adicional, evitando erros de reposição.
  1. Giro de estoque. Com o software de gerenciamento de inventário integrado, um sistema AS / RS garante que os itens sejam separados por padrões pré-definidos para otimizar a volta do estoque. Isso garante que o produto seja usado bem antes da data de validade, ou os itens mais antigos sejam usados ​​primeiro, direcionando primeiro, primeira saída (FIFO) ou a última entrada, saída inicial (LIFO).
  1. Contagem de ciclos. Em prateleiras abertas espalhadas por centenas ou milhares de metros quadrados, os itens simplesmente podem se perder. Pode ser um desafio saber quantos itens estão em estoque e sua localização precisa. As contagens de ciclo regular podem ajudar a contabilizar itens, mas são demoradas e não atualizadas. Como um AS / RS com software de gerenciamento de inventário integrado rastreia cada item armazenado na máquina, os gerentes podem acompanhar de perto os níveis de estoque em tempo real e, potencialmente, eliminar contagens físicas - para reduzir a quantidade de inventário que eles devem ter na mão.

A solução:  software oferece controle de estoque

Se uma operação tem um sistema WMS, ERP ou MRP no lugar - ou nenhum sistema de gerenciamento de inventário - um AS / RS com software de gerenciamento de inventário, como o Power Pick Global da Kardex Remstar, oferece um maior grau de controle de estoque. Escalável, desenha informações de uma ou mais máquinas, além de ser usado como WMS autônomo para direcionar a separação manual em prateleiras estáticas e aplicações de armazenamento em porta paletes. A implementação de tal solução de software proporciona aos usuários um controle de inventário aprimorado ao longo dos seis processos principais descritos acima.

Sistemas de Recuperação e Armazenamento Automatizados Definidos

- Carrosséis horizontais - Composto por caixas montadas em um trilho oval que rotacional horizontalmente para entregar itens armazenados a um operador. Esses sistemas automatizados de armazenamento e recuperação economizam até 60% do espaço em relação ao estante padrão e racks.

- Carrosséis verticais - Composto por uma série de prateleiras que rodam em torno de um trilho - semelhante a uma roda gigante - esses sistemas automatizados de armazenamento e recuperação fornecem rapidamente itens armazenados para um contador de trabalho ergonomicamente posicionado no comando do operador. Quando comparados com prateleiras estáticas e rack, eles economizam até 75% do espaço.

- Módulos verticais de elevação (VLMs) - Um sistema de armazenamento e recuperação automatizado fechado que incorpora duas colunas de bandejas com um insertor / extrator central que localiza e recupera automaticamente as bandejas armazenadas de ambas as colunas e apresenta-as ao operador em uma escolha de cintura alta janela. Esses sistemas economizam até 85% do espaço em relação à prateleira estática e rack.

 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.