CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Desenhando uma Nova Estratégia para o Novo Ano

lampadasepessoasCom a chegada do novo ano, é necessário repensar suas cadeias de suprimentos e encontrar novas maneiras de trabalhar em conjunto.


Aqui está um olhar sobre algumas tendências industriais sob a perspectiva Lean. Não é difícil ver o quão importante é a filosofia Lean para uma sólida de cadeia de suprimentos.

1. Economias Globais. Novos mercados, como China e Índia, evoluirão rapidamente, em comparação com as mudanças ocorridas na América do Norte e na Europa Ocidental, exigindo uma cadeia de suprimentos flexível e ágil.

2. Ecologia, sustentabilidade e escassez de recursos naturais. Muitas empresas se concentram em questões logísticas reversas do lado da demanda, como resultado de preocupações ambientais, e uma consciência de como o processo pode agregar valor ao cliente e ao resultado final. As questões ambientais terão um impacto maior em muitas decisões logísticas.

3. Demografia. O fim da distribuição da cadeia de suprimentos agora sente o impacto do envelhecimento da população e o aumento das populações urbanas nos países ocidentais. As empresas terão que prestar mais atenção aos resíduos resultantes do congestionamento da cidade e ao excesso de estoque com a mudança de hábitos.

4. Regulamentos. Os governos continuarão a promulgar mais regulamentos ambientais. A gerência deve ser criativa e desenvolver horários de trabalho flexíveis e regras que permitem que as instalações sejam usadas para uma capacidade total com menor estresse ambiental.

5. Comportamento do consumidor. O comércio eletrônico e a tecnologia móvel criaram um consumidor exigente e capacitado. Esta abordagem omni-channel requer um novo pensamento em termos de desenvolvimento, entrega e reposição de produtos.

6. Fluxo do produto. A urbanização, os preços da energia e a regulamentação afetarão o transporte e exigem soluções criativas da cadeia de suprimentos.

7. Fluxo de informações. Serão necessárias mais colaboração e compartilhamento de informações, e os dados serão cada vez mais gerenciados com ferramentas de análise.
Tecnologias como a RFID podem ser facilitadoras para uma cadeia de suprimentos “lean”.
É recomendado que as empresas reduzam significativamente os prazos de ponta a ponta na cadeia de valor, ao invés de sub-otimizar as partes individuais. Os gerentes Supply Chain devem melhorar o layout físico de suas cadeias de suprimentos e encontrar melhores maneiras de combinar a oferta com a demanda, como o compartilhamento de dados em tempo real - começando pela demanda do consumidor.
Em última análise, as perspectivas se encaixam perfeitamente com o pensamento “Lean”, pois ressalta a importância de uma verdadeira colaboração dos gerentes e executivos de Supply Chain que não só olham a eficiência e o custo, mas a inovação e a colaboração. Isso exigirá treinamento adicional e mais habilidades e ferramentas para atingir esses objetivos.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.