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Abril 2018 Nº330

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A nova geração da Cadeia de Suprimentos: veículos autônomos

veiculosautonomosNão procure por veículos completamente autônomos na sua vizinhança nos próximos meses a menos que você resida na região de Phoenix (EUA).

Mas espere que este projeto corporativo de Pesquisa & Desenvolvimento sem precedentes impacte toda nossa vida nos próximos anos. Por exemplo, a Waymo lançou em 2017 a primeira frota de veículos totalmente sem motorista. Eles serão testados na área de Phoenix, e os funcionários da Waymo estarão no veículo, mas sentados no banco de trás. Esse marco é possível graças a dois fatores-chave: a Waymo está em condições de fazê-lo em primeiro lugar e as leis locais de Phoenix permitem esse experimento.

A promessa dos “Jetsons” finalmente chegará quando veículos autônomos de todos os tipos estiverem à nossa disposição. Ou essa promessa ainda está distante? Conduzindo o desafio, estão os aviões comerciais que normalmente dependem do controle autônomo mais do que de pilotos e copilotos. Construído como um navio de carga completamente autônomo, o norueguês Yara Birkeland deve navegar em 2018, seguido dos reboques e ferries autônomos da Rolls-Royce em 2020. E, é claro, há drones autônomos, especialmente em operações militares, que um dia farão com que os drones com controle humano sejam uma memória pitoresca. O assunto deste artigo é sobre veículos autônomos para estradas.

Não há dúvida de que os veículos autônomos em breve estarão trafegando por nossas estradas.Afinal, o montante de dinheiro perseguindo-os se estende desde uma Apple e Google até uma General Motors e Otto, para citar apenas algumas de muitas. É perfeitamente possível que os veículos autônomos sejam o projeto de Pesquisa & Desenvolvimento de melhor retorno financeiro na história da humanidade.

Os veículos autônomos são uma verdadeira competição, uma corrida. As empresas mais rápidas e melhores farão bilhões, se não trilhões com essa tecnologia. Parte da discussão aqui é o que as empresas vão fazer nesse segmento. A Apple realmente quer ou precisa fornecer veículos autônomos, por exemplo?

Os fabricantes de veículos existentes são melhores na construção de carros do que sua empresa será. Então, sua empresa ficará com o desenvolvimento da inteligência para veículos autônomos. A Waymo, a unidade autodirigida da empresa “pai” da Google, Alfabet, teve uma revelação inusitada. Anunciou a transferência do desenvolvimento de seus próprios autônomos para o desenvolvimento da tecnologia autônoma, onde os carros serão produzidos por outros. Isso resultou na extinção do carro autônomo Firefly da empresa (sem volante, sem pedais) – provavelmente a primeira aposentadoria da corrida de veículos autônomos.

O fato é que fazer carros e caminhões completamente autônomos é uma tarefa complicada. Identificamos seis níveis distintos de operação autônoma:
- Sem automação
- Assistente de motorista
- Automação parcial
- Automação condicional
- Alta automação
- Automação completa

Qual a rapidez com que chegaremos a esse nível superior, ninguém sabe. E os cronogramas variam muito dependendo da fonte. O CEO da Nvidia, fornecedor de chips para veículos autônomos, disse no final do mês passado: "não demorará mais de quatro anos para se ter carros totalmente autônomos na estrada. Agora quanto tempo levará para a maioria dos carros se tornarem autônomos, isso realmente depende". 
Chegar lá será um passeio selvagem, mas os benefícios potenciais da tecnologia são enormes.

Para começar, muitos especialistas veem os veículos autônomos como o caminho mais provável para reduzir as mortes na estrada. Simplesmente, o software de inteligência artificial a bordo de veículos autônomos identifica mais obstáculos do que os humanos e os identifica todos antecipadamente, reduzindo o tempo de reação a apenas uma fração do que as pessoas exigem.

Como resultado, os veículos autônomos também podem se aproximar tanto lateralmente como em linha, permitindo maior densidade de tráfego e aumentando a capacidade das estradas. Além disso, eles podem fazer isso em velocidades mais elevadas do que os veículos atuais.

Uma simulação computadorizada das mudanças no tráfego do centro de Boston, recentemente divulgada, tinha outros benefícios, dizem os patrocinadores do Boston Consulting Group e do World Economic Forum. Eles antecipam que os veículos autônomos, combinados com novas iniciativas de compartilhamento de viagens, reduzirão o número de carros na estrada, permitindo que conduzam distâncias maiores, reduzam o tempo de trânsito, criem diferentes padrões de velocidades e possibilitem frenagens mais gradativas e precisas.

O próximo cenário de nível superior é interligar veículos individuais através de uma rede móvel em estradas. A rede permitiráque os veículos se comuniquem uns com os outros e antecipem movimentos e obstáculos antes de se tornar um problema. Além disso, a rede redirigiria veículos com base no uso da rodovia, um futuro olho no céu. Os dias de repórteres de trânsito em helicóptero e no solo desapareceriam.
Mas ainda não estamos lá.

Estamos agora na fase de testes para tornar a possibilidade de veículos autônomos mais favorável à medida que nos movemos ao longo do caminho para o uso generalizado. Então, é hora de prestar atenção mais de perto do que nunca enquanto caminhamos pela estrada para veículos autônomos. Marcos virão. E os marcos irão. Tenha certeza de que esta é uma história contínua que certamente afetará todas as nossas cadeias de suprimentos, sem mencionar nossas vidas.

Por Supply Chain Forums, tradução Mariana Moura

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