CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Novos riscos que Supply Chain enfrentará até 2020

8222Até algum tempo atrás os maiores riscos da cadeia de suprimentos eram falhas de fornecedores, volatilidade de preços de commodities e problemas com gestão de estoque.

Conforme o setor se tornou mais estratégico, os riscos se tornaram mais abrangentes e os gestores precisam agir de forma mais proativa e preventiva do que antes, para evitar riscos em vez de “apagar incêndios”. Dados da pesquisa Future of Supply Chain, da SCM World em 2017, mostram os principais desafios que a cadeia de suprimentos deverá enfrentar nos próximos anos.

Mais disputas e confrontos
Um em cada cinco profissionais da cadeia de suprimentos se considera “muito preocupado” com guerras, terrorismo ou outras ameaças geopolíticas. Em 2013, apenas 8% estavam muito preocupados sobre essas questões. A preocupação sobre como esses confrontos podem afetar as cadeias faz todo sentido, uma vez que ataques terroristas estão se transformando em assaltos de veículos, tiroteios em massa e ataques cibernéticos. Os recentes debates entre Estados Unidos e Coréia do Norte também são uma preocupação mundial. Empresários e líderes governamentais não falam abertamente sobre o assunto, mas é de se esperar que medidas preventivas estejam sendo estudadas.

Desastres naturais
As mudanças climáticas globais que presenciamos hoje têm resultado em desastres naturais cada vez mais frequentes e graves. Eles podem afetar cidades inteiras e gerar falhas totais de sistemas. Para garantir a preservação de informações, dados e processos, as empresas devem investir cada vez mais em softwares avançados do que propriamente em hardware. Medidas preventivas também incluem simulações de situações extraordinárias e a criação de planos de ação para garantir a menor perda possível.

Ataques cibernéticos
Conforme informações e até mesmo o dinheiro se tornam mais digitais, as estratégias dos criminosos cibernéticos também evoluem. Ataques cibernéticos têm se tornado cada dia mais comuns, e por esse motivo a preocupação dos líderes da cadeia de suprimentos com a segurança de dados também aumentou. Os gestores das cadeias de suprimentos precisam de recursos para desenvolver estratégias preditivas e garantir que toda a cadeia de valor da empresa não deixe de funcionar. 

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.