CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

5 Motivos para adquirir um SGV

sistemaempilhadeiraComo pesos-pesados da movimentação de materiais, as empilhadeiras industriais motorizadas são cruciais, embora normalmente difíceis de gerenciar.

E o mau gerenciamento de uma frota de empilhadeiras pode levar a um tempo de mão de obra excessivo que representa o componente de maior custo das operações. Segurança também é um aspecto crítico de um programa de gerenciamento de frotas responsável. As tecnologias de gerenciamento de veículos podem ajudar a controlar os custos de mão de obra e evitar problemas de segurança, produtividade e avarias.

1. Um sistema de gerenciamento de veículos (SGV) começa com o controle de acesso. Para dar a partida de um veículo, o operador apresenta um crachá de identificação a um leitor de cartões na empilhadeira. O sistema é conectado à ignição do veículo e ele só dará a partida se o operador for autorizado. Uma vez dada a partida, o sistema monitora e rastreia exatamente o modo com que o veículo é usado. Os dados são coletados automaticamente em tempo real para oferecer visibilidade.
Por exemplo, o operador normalmente é pago por oito horas. Digamos que ele se registre na empilhadeira por quatro horas, mas a empilhadeira se movimente por apenas duas horas e gaste uma hora para movimentar uma carga. O resultado é uma hora de produto movimentado para cada oito horas pagas.

2. Os supervisores e gerentes estão fazendo o melhor possível com o que têm. Ao andar pela instalação, você vê empilhadeiras vazias não sendo usadas? No entanto, ao mesmo tempo, também existem requisições para aquisição de mais empilhadeiras? Esse problema muitas vezes é causado por operadores não autorizados pegando emprestado empilhadeiras sem devolvê-las. Com o uso do SGV, os supervisores conseguem identificar o trabalho executado por cada operador e compará-lo com os fluxos máximos de trabalho. Com a revisão desses dados, as atribuições diárias podem ser refinadas para combinar as necessidades reais com as observadas.

3. Todos os dias você é solicitado a fazer mais com menos. Você acha que determinadas áreas de sua instalação necessitam de mais empilhadeiras e horas extras? Você aluga ou estuda a possibilidade de alugar veículos para os períodos de pico? Quantos veículos estão parados na manutenção em qualquer instante? E se esses veículos tivessem menos tempos de parada? Os SGV ajudam a avaliar como os veículos atuais estão sendo usados e se existem oportunidades de melhor alocá-los.

4. Você quer manter seus funcionários na maior segurança possível. É importante em qualquer empresa manter o local de trabalho seguro para os funcionários. Ninguém quer ver lesões ou fatalidades e ninguém quer ser supervisor no momento em que ocorre um acidente.
Os operadores devem inspecionar diariamente os veículos quanto às condições inseguras, e os funcionários devem garantir que apenas os operadores autorizados usem as empilhadeiras. Os SGV podem auxiliar no cumprimento das normas de segurança implantando listas de verificação de segurança e rastreamento e autorizando o acesso aos veículos.

5. O SGV está se tornando um padrão no local de trabalho. As ferramentas de produtividade são essenciais para a manutenção de uma vantagem competitiva. O SGV pode ajudar a otimizar o fluxo de materiais.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.