Supply Chain

Notícias > Supply Chain

Sequenciamento de estocagem através de uma automação do armazém

Dematic635463616222O sequenciamento favorável de estocagem mantém o potencial de aumentar as vendas e reduzir os custos. Mas como você aumenta o ritmo no armazém sem ter que reconstruí-lo?

À medida que a concorrência aumenta, os varejistas estão sob crescente pressão para maximizar o valor e o desempenho de suas atividades. Para fazer isso, muitos estão adotando a prática de sequenciamento favorável para a loja para liberar estoque para o propósito mais lucrativo de exibir uma maior variedade de produtos - aumentando as vendas e aumentando a lucratividade.

Um benefício adicional da técnica é o tempo economizado pela equipe ao reabastecer as prateleiras, uma vez que as mercadorias misturadas chegam pré-empilhadas em uma série de estantes de acordo com o layout da loja, permitindo maior atenção aos clientes. Originalmente desenvolvido pelo setor de supermercados, a prática agora está sendo amplamente adotada pelos grandes armazéns e cadeias de moda - tornando a eficiência operacional na loja o novo campo de batalha para varejistas. Quem precisa de um armazém quando os paletes e as gaiolas ou araras chegam empilhadas com produtos despojados de embalagens externas e todos sequenciados na prateleira?

No entanto, há uma série de questões críticas a serem abordadas. Alcançar a eficiência na loja requer uma preparação cuidadosa das cargas no centro de distribuição - e isso requer uma sequência bem ordenada de operações. Tal como a indústria automobilística faz há mais de uma década. Dentro do armazém, os métodos tradicionais de mão-de-obra intensiva para a preparação de paletes misturados para o reabastecimento das lojas estão sob crescente tensão, uma vez que o aumento das operações e as restrições dos recursos trabalhistas contribuem com a produtividade. Armazéns enormes e de baixa altura que se aglomeram com a atividade manual, não são mais vistos como o caminho a seguir pelas principais marcas. Em vez disso, uma estratégia recém-desenvolvida de robótica robusta, empilhadeira sem motorista, automação e inteligência artificial está rapidamente se tornando a solução preferida - dando escala, precisão e consistência.

Criticamente, essa união de tecnologia permite que as vantagens da automação sejam realizadas dentro dos armazéns existentes de 10-15 m de altura. Esse pensamento está mudando, graças a soluções mais flexíveis que combinam a paletização automatizada com paletes mistos da Dematic (AMCAP®) com a avançada tecnologia da Dematic Egemin para empilhadeiras semoperadores. Os armazéns existentes agora podem ser transformados internamente e atualizados de forma flexível e escalável, diminuindo radicalmente o espaço necessário para preparar cargas unitárias em sequenciação. Essa combinação de reunir a tecnologia AMCAP® e Automated Guided Vehicle (AGV) juntos cria uma solução perfeita.

O AMCAP® da Dematic é um sistema de paletização de alto desempenho projetado para montar paletes que estão prontos para uma fácil reposição da prateleira na loja de varejo e é flexível o suficiente para atender diferentes layouts da loja. Como ele combina escalabilidade com uma pegada compacta, ele pode ser facilmente integrado nas instalações existentes. O design permite variações de taxa de transferência flexíveis até vários milhares de caixas por hora.

Com efeito, o AMCAP® é um sistema robotizado automatizado que compreende três processos distintos: paletização , onde as caixas são retirados do palete de estoque usando um robô ou içadeira equipado com tecnologia de proteção de vácuo e lateral: Estocagem e Recuperação de Caixas com Dematic Multishuttle® loja (DMS), onde caixas despaletizadas são estocados temporariamente; e o empilhamento de paletes, onde os produtos do DMS são reorientados e montados em uma palete ou gaiola de rolagem, de forma semiautomática ou totalmente automática, conforme necessário, e depois embalados antes de serem rotulados e removidos por um transportador ou veículo sem condutor de Demetor de Egema para despachar ou estocar.

O sistema AMCAP® da Dematic evoluiu significativamente nos últimos cinco anos. Os projetos iniciais exigiram que as caixas fossem colocadas em bandejas com bases plásticas sob medida, mas o desenvolvimento contínuo eliminou completamente a necessidade de uma bandeja de entrada, o que, por sua vez, removeu o requisito de equipamentos dedicados para "tração", "destravar" e buffer de bandeja. O manuseio direto do caso do de-paletizador ao paletizador reduz o risco de danos acidentais aos casos e economiza custos, bem como espaço. Além disso, o produto é rastreado de forma segura de palete a caixa, o que reduz a necessidade de ler códigos de barras. A inteligência por trás de todo o processo AMCAP® é o software iQ Pack Builder da Dematic, que direciona a construção de paletes de acordo com a forma como o revendedor quer receber as caixas - por grupo familiar ou planejamento do layout da loja. As caixas chegam ao paletizador em sequência precisa e são automaticamente carregados de acordo. Quando a palete de caixa mista chega na loja, as caixas são descarregadas por ordem do layout, minimizando o tempo de armazenagem.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.