CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Logística Internacional e seus desafios

entenda quais sao os desafios da logistica internacional e como superalos 740x36022A crescente ascensão da globalização fez aumentar as relações comerciais entre os mais diferentes países, promovendo diversos benefícios mútuos.

A logística internacional tem um papel importante para estreitar essas relações e facilitar as transações de produtos e serviços. Entretanto, assim como em outros setores, é comum encontramos diversos desafios, sejam eles internos ou externos.

Os desafios internos estão relacionados em sua maioria com o transporte rodoviário, uma vez que esse modal é o mais utilizado em nosso país. Ainda podemos citar: estradas com infraestrutura deficitária, ou mesmo sem estrutura, roubo de cargas, altos custos por quilometro rodado, entre outros. Outro desafio alarmante é a deficitária infraestrutura portuária e o excesso de burocracia referente à exportação.

Já os desafios externos envolvem principalmente as regras e procedimentos para a logística internacional, a avaliação dos custos de deslocamento, dos riscos, a adequação do tipo de transporte utilizado e as consequências deste, no valor e qualidade dos produtos ou serviços, nos prazos de entrega e no cumprimento de todos os acordos previstos na negociação.

Dado o exposto, verifica-se um enorme hiato entre o desejo de exportar e a efetiva exportação. O Brasil possui um enorme potencial para estar no comercio internacional por tanto, torna-se necessário promover um diálogo franco e objetivo entre todos os interessados neste setor para potencializar ainda mais nossa exportação. Além disso, é necessário promover estudos, análises e ações para fortalecer tanto os interessados em importar ou exportar, como suas equipes, para que todos possam aproveitar as oportunidades do setor.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.