CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

O mundo está dominado pelos algoritmos. Precisamos tirar proveito deles (parte 1)

logismatprimeiroTeve início na quarta-feira (15/08), o 14º Seminário LOGISMAT – evento de Supply Chain, Logística, Movimentação e Armazenagem – reunindo mais de 100 executivos, da Indústria, do Atacado e do Varejo nacionais, para palestras e debates, no hotel Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo (SP).

Na abertura do seminário, Reinaldo A. Moura, diretor do Grupo IMAM, falou a história e evolução da Logística no mundo, desde material Handing (1979), passando por Supply Chain Management (2000) até a Logística 4.0. Durante as boas vindas, lembrou os 39 anos de atuação do IMAM, período em que foram desenvolvidos mais de 1.400 projetos, 100 livros publicados, 300 edições da revista Logística & Supply Chain, 5 mil cursos e seminários, 250 mil profissionais treinados e 50 missões técnicas para Ásia, Europa, EUA.

Na primeira palestra, “Evolução e Tendências 4.0.”, Eduardo Banzato, do Grupo IMAM, citou a singularidade tecnológica na qual os robôs tomam decisões pelo homem. “O mundo está dominado pelos algoritmos. Nós precisamos nos apropriar e tirar proveitos deles”, opinou, citando o excelente uso uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas pode gerar para a gestão de estoques, por exemplo. O palestrante citou, ainda, tecnologias consolidadas, em processo de aceleração e tendências para o futuro. Dentre os exemplos, sistemas de manuseio com diferentes soluções, como um pegador feito com uma borracha capaz de grudar em peças para separação.

“Os algoritmos possibilitam oferecer uma consultoria para os nossos clientes e, ao mesmo tempo, gerar receita com isso”, opinou Luis Arthur Bogiano, da TOTVs, na palestra Logística 4.0.

Ao falar sobre como criar inovações na Logística Operacional e Cultura 4.0, Glauco Melo, da Crown Cork, enfatizou a necessidade de envolver as pessoas nos processos, já que iniciativas 4.0, via de regra, são vistas como ações de redução de empregos. “Investir tempo nas pessoas resolve 90% de seus problemas”, disse. Ricardo Verza Amaral Melo, da GS1 Brasil, apresentou os cases da automação logística da cadeia fria do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e sobre o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), conjunto de elementos que trabalham de forma interdependentes com um propósito comum. “Dados imprecisos, decisões inadequadas”, falou destacando a necessidade de informações qualificadas e corretas para gerar fluidez na cadeia. “Estamos preparados para o nascimento de um novo negócio?” foi o questionamento inicial da fala de Danilo Marcuci, da DHL, palestra em que explicou todos os pontos importantes para aumentar a produtividade a competitividade de uma marca. Gilson Sabino de Oliveira falou sobre a Universidade Corporativa Cesari, projeto inédito na Baixada Santista, ao lado do porto de Santos (SP), maior da América Latina, numa região muito estratégica para a logística do País. Case simples, mas significativo foi apresentado pelo consultor Juarez Cavalcante Bezerra, ao falar da Gráfica Rex, que topou o desafio de fazer entregas fracionadas de hora em hora das embalagens de papel. Bruno Barreto dos Santos, da Mix Telematics, destacou a Telemetria como aspecto relevante na cadeia Logística. “Segurança na informação é fundamental para fazermos a integração de um sistema de gestão", disse. "Temos que trabalhar com inteligência. Sem conceito, seremos ótimos executores, apenas isso", destacou Antonio Carlos Rezende, da IMAM Logística. Na palestra “Impacto da logística de distribuição e transporte no custo final dos produtos”, Antonio explicou diversos aspectos importantes no planejamento da distribuição. "Trabalhamos fortemente com gerenciamento da rotina, sustentabilidade, gestão de pessoas, gestão de conhecimento. Houve uma grande diminuição da margem de erro com o Lean Warehouse", explicou Liliane Pereira da Silva, da Ypê, ao apresentar resultados obtidos com processos e pessoas qualificados. Na palestra sobre “Lean Logistics & Warehouse”, Sidney F. Trama Rago, da IMAM Estratégias & Performance, declarou: “Aumentar a velocidades dos processos é uma das demandas das empresas na atualidade. A Logística tem que vencer esse tempo para conseguir fazer o atendimento de forma mais rápida”. O primeiro dia do 14º Seminário LOGISMAT foi encerrado por Luciano Custódio, com apresentação da jornada de sucesso com a cultura Lean pela Bosch, que transformou o armazém brasileiro, que ocupava a pior posição no ranking global, em referência e auditoria em armazém não automatizado no mundo.

Nesta quinta-feira (16/08), estão previstas mais 12 palestras, de representantes da Intelipost, Arezzo, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), CPFL Energias Renováveis, Stihl, Via Varejo, Thomson Reuters Brasil e Electrolux, entre outras. O terceiro e último dia do 14º Seminário LOGISMAT está reservado para os participantes conhecerem operações, in loco, de oito grandes marcas brasileiras, como AVON, Cacau Show e Scania.

O 14º Seminário LOGISMAT é realizado pelo Grupo IMAM, responsável pela criação da MOVIMAT (Salão Internacional da Logística Integrada), marca da qual recebeu apoio, bem como da Revista Logística e Supply Chain.

Por Claucio Brião

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.