CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

5 formas de melhorar a eficiência do setor das compras na sua empresa

procurement100Em tempos foi considerado um setor não prioritário, mas hoje em dia é o procurement que marca a diferença no lucro da empresa, é a procura do fornecedor que consiga garantir que as necessidades da nossa empresa são asseguradas com qualidade, atempadamente e a baixos custos que vai ser um fator de diferenciação face à concorrência.

Descomplicar. Esta é a palavra que precisa de ter sempre em conta. Simplificar e antecipar para não evitar as típicas complicações rotineiras. O Mercado Eletrônico sugere 5 ideias para ter em conta na sua empresa:

1. Adote uma plataforma de comércio eletrónico B2B
Ainda há muitas áreas de compras que ainda não adaptaram um sistema moderno e ficaram no tradicional e dispendioso método de cotações, que muitas vezes sobrecarregam a empresa com processos lentos. A velocidade também é importante, a disponibilidade a um clique também, a facilidade de comunicação e acesso também, e como tal, esta é uma boa solução.

2. Catálogo de itens do dia a dia
Por vezes perdemos muito tempo com itens pequenos e do dia a dia, coisas menores e completamente evitáveis. Um estoque maior evita várias deslocações para comprar artigos que podem ficar guardados na prateleira por muito tempo. O Mercado Eletrônico também sugere outsourcing de itens não estratégicos para que se possa focar apenas nas compras que influenciam diretamente o seu negócio.

3. Não subestimar compras menores que estejam relacionadas com a sua operação
Quando se fala de qualidade, maquinaria importante e cara, poupar na sua manutenção não é boa ideia, pois como se costuma dizer, “O barato sai caro”. É preferível adquirir produtos e serviços de qualidade, pois uma pequena peça que saiu a metade do preço pode parar toda a produção de um momento para o outro. Fique atento não só à qualidade, mas também ao atendimento prestado pelo seu fornecedor, pois bons parceiros a nosso lado são grandes vantagens de negócio.

4.Procure o máximo de informação possível
É certo que pessoas mais informadas geram maior poder de negociação, pelo que é bom conhecer a fundo todos os custos de cada produto. Isto irá permitir-lhe entender a diferença e variação de custos dos fornecedores, evitando aumentos sem explicação, ou com explicações duvidosas. Faça um estudo de mercado e de custos associados para saber se o preço que lhe está a ser cobrado é justo, e ao negociar apresente os valores previstos e mostre que domina o assunto, negociando com maior transparência durante todo o processo.

5.Vantagens de leilões invertidos
Como o próprio nome indica, um leilão invertido é como um tradicional, mas ao contrário de este, é a proposta pelo preço mais baixo, ou seja, o comprador anuncia as suas necessidades e procura saber qual o fornecedor que consegue garantir a quantidade necessária ao preço mais baixo, arrebatando a proposta do anterior num leilão feito em tempo real. Deste modo pode garantir negociações rápidas, de auditabilidade e transparência, com uma maior probabilidade de conseguir o menor preço. Através de este método as empresas conseguem economizar até 35% do valor inicial do produto.

Lembre-se de não ter apenas o preço em conta na hora de negociar. A qualidade, atendimento, suporte podem também ser fatores importantes de decisão, pois noutros locais poderá estar a pagar um pouco mais, mas também por algo mais.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.