CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Gestão Lean e Tecnologia 4.0 são temas no 15º LOGISMAT

logismat dia2 2019Assuntos tiveram destaque durante o seminário, realizado em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (16/10). O último dia do evento (17/10) prevê a realização de visitas técnicas, em cinco grandes empresas, onde serão apresentados cases in loco

Gestão Lean e Tecnologia 4.0 tiveram destaque no segundo dia do 15º Seminário LOGISMAT, realizado hotel Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo (SP). Nesta quarta (16/10), a parte teórica do evento foi finalizada, totalizando 12 palestras.

 

A abertura foi do head da Divisão de Estratégias & Performance da IMAM, Sidney Trama Rago, com o tema "Evoluindo das Técnicas para o Sistema de Gestão". "Não existem empresas que não tenham problemas. Há aquelas que os resolvem bem e as que empurram elespara outros setores", declarou. Segundo ele, um bom modelo de gestão pode até partir de algo já existente, mas precisa ser adaptado às estratégias da empresa em questão, para alcançar seus resultados.

 O diretor de Operações da Avon, Felipe Votto, deu continuidade, falando sobre "Os Desafios e Tendências da Logística". Segundo ele, o setor de Logística carece de mais atenção dentro das empresas. "Com o fato de não levar, para a área, pessoas preparadas para resolver problemas, criamos uma lacuna". Além disso, ele ressaltou a importância da tecnologia, enfatizando o lado humano por trás dos processos, e, no caso de Avon, a questão feminina, que tem destaque (60%) no quadro de colaboradores. "Investindo em pessoas, acabamos reduzindo os custos", destacou.

 "A Indústria 4.0 no Lean" foi o tema abordado por Paulo Cardoso, gerente de Engenharia de Processo e Qualidade da Metalsa. "Quando eu conheço o problema, eu resolvo. Eu passo a ter um problema real, quando não sei a causa dele". Além disso, ressaltou que, mesmo em momentos de crise, como a de 2014, a sua empresa optou por manter os profissionais mais caros, por exemplo, os engenheiros, pois eles seriam responsáveis por trazer as soluções, o se mostrou uma alternativa eficaz com o passar do tempo.

 O VP de Manufatura da Embraer, José Luiz, em sua apresentação sobre “Inovação, Estratégia e Excelência Operacional”, afirmou: “Para nós a inovação só termina quando temos certeza de que a solução atende as necessidades do mercado”. José citou diversas iniciativas da empresa, desde a imersão em centros de inovação no exterior até o investimento em programas de startups. Também não ficou de fora o projeto mais antigo da empresa, “Boa Ideia”, com 25 anos, que premia as melhores sugestões dos colaboradores. Por fim, apresentou a parceria da Embraer com a Uber, na qual está sendo desenvolvido um veículo elétrico com decolagem vertical, para circulação em grandes cidades. A previsão do protótipo é para 2020, em Dallas (EUA) e Dubai (Emirados Árabes).

 Eduardo Rodrigo Bonzaki exaltou a São Martinho por ser a sexta maior empresa no setor de Agronegócio no Brasil. Além disso, ficou em primeiro lugar no Prêmio Kaizen Brasil, em 2018. Segundo ele, os projetos das unidades melhoraram os processos e possibilitaram ganho de tempo e menor desperdício na produção. “Kaizen é incrivelmente simples; um show de obviedades”, analisa Bonzaki.

 Bruno Diniz, industrial manager da Schmersal, enfatizou que, quando existe foco na ‘pessoa’, o resultado aparece. Além disso, citou o “Campeonato Kaizen”, que consiste na participação de todos os colaboradores na criação de formas de melhoria nos processos. Essa iniciativa não possui regras, nem burocracia, dando liberdade aos colaboradores para resolverem problemas e implementarem melhorias, premiando as melhores ideias.

 A parte da manhã desta quinta-feira (17/10) prevê a realização de visitas técnicas, em cinco grandes empresas para apresentação de cases in loco. Serão visitadas Bosch, em Itupeva (SP); CNH Industrial, em Sorocaba (SP); Deca, em Jundiaí (SP); iFood, em Osasco (SP) e Tramontina, em Barueri (SP).

 Para Eduardo Banzato, diretor do Grupo IMAM – que é organizador do seminário – o poder de transformar a Supply Chain aumenta na medida que se investe na Logística e na Manufatura em toda a cadeia de suprimentos. “Compartilhar cases de excelência é uma forma que o IMAM acredita ser eficaz para consolidação das melhores práticas e iniciativas inovadoras”, explica.

 “O LOGISMAT trouxe um mix de cases capazes promover a disseminação das mudanças, a ‘Change Management’. Parabéns a todos os participantes e palestrantes, que puderam trocar experiências e construir ótimos relacionamentos.” Eduardo Banzato, diretor do Grupo IMAM, organizador do evento.

O quê – 15º Seminário LOGISMAT
Quando – De 15 a 17/10, das 8h às 17h (A participação pode ser em um único dia)
Onde – Blue Tree Premium Faria Lima, Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.989 – Itaim Bibi, São Paulo (SP)
Contato – (11) 5575-1400, 9 7550-8384 (WhatsApp) ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Informações e inscriçõeshttps://www.imam.com.br/Seminarios/sem_logismat.html

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.