CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Ciclo de vida na gestão de estoques

gestaociclo

As melhores soluções para planejamento e gestão da cadeia de suprimentos são sensíveis ao ciclo de vida dos produtos

Para melhorar a qualidade da gestão dos estoques, além dos históricos de demanda, entradas e saldos por SKU’s (“stock keeping unit” unidade distinta mantida em estoque), inúmeras ferramentas para previsão começaram a ser inseridas nas soluções para gestão de estoques. A análise do mix e do ciclo de vida dos produtos é uma das últimas inovações neste setor.

 

A equipe de projetos da IMAM Consultoria, atualmente, desenvolve seus diagnósticos de estoques na cadeia de suprimentos por meio de algoritmos sensíveis ao ciclo de vida dos produtos.

 

“Uma atitude pró-ativa na gestão da obsolescência começa muito antes de detectarmos que existem vários sku’s obsoletos em nossos estoques”, destaca Eduardo Banzato, diretor da IMAM Consultoria e responsável pela introdução deste conceito em empresas do Brasil.

 

cicloti

 

Analisando o ciclo de vida de um produto, pouco antes da fase de maturação já conseguimos começar a planejar as reposições de forma que compras ou produção reponham apenas o necessário para que, ao final de seu ciclo de vida, o estoque do SKU esteja praticamente zerado.

 

Modelo dos “Seis Quadrantes”

 

A Slimstock, parceira da IMAM Consultoria e que oferece soluções tecnológicas

(software Slim4) para otimizar modelos de gestão de estoques e Supply Chain, desenvolveu um algoritmo que opera em um modelo denominado “Seis Quadrantes”.

 

cicloti2

 

O modelo pressupõe que, durante o ciclo de vida, o produto se move por seis quadrantes. Em cada um deles o desafio é diferente e exige um tratamento diferenciado do software de gestão. De acordo com as curvas de demanda, o software reposiciona o produto e sugere ao planejador de materiais, programadores e/ou compradores um tratamento diferenciado para determinados itens. É neste momento que se inicia o processo de desaceleração e adequação da reposição de cada item conforme seu ciclo de vida.

 

Na versão online da revista, que está disponível para PCAndroid ou i-Phone, leia a o artigo completo.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.