Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

AGV

 

 

Sistema otimiza a movimentação em diversas aplicações

Existem diversas tecnologias comprovadas para o transporte horizontal de paletes ou de grandes contentores em uma instalação. Cada alternativa traz vantagens e restrições específicas, por isso a seleção mais adequada para determinada aplicação deve ser feita com cuidado. As alternativas mais conhecidas para a movimentação automática de paletes e contentores são:

 

Transportador contínuo – Confiável, barato e com um trajeto repetitivo. Tem movimentação ponto a ponto e é bastante inflexível.

 

EMS – O Sitema de monotrole automatizado (EMS, “electrified monorail system”) é normalmente suspenso pelo teto do prédio ou por estruturas aéreas. Emprega um trilho montado fixo e transportadores independentes motorizados. Embora seja uma alternativa mais cara, o monotrole requer pouco ou nenhum espaço do piso e pode se interligar com uma variedade de equipamentos. É adequado quando o espaço do piso é muito limitado.


AGVs
 – Os veículos automaticamente guiados (AGV, “automatic guided vehicle”) são equipamentos itinerantes autônomos dirigidos por um sistema de software específico. É uma tecnologia altamente flexível que opera com segurança em ambientes com muitas pessoas e onde a origem e o destino das movimentações são variáveis. Esse equipamento é movido a bateria e tem um custo de manutenção similar ao das empilhadeiras.

Destaques dos AVGs

 

Algumas tendências no ambiente logístico estão estimulando o aumento da agilidade. E o AGV possui respostas positivas a diversos motivadores de negócios:

 

  • Em muitos mercados, a oferta de mão de obra qualificada e confiável está em falta. O AGV é totalmente automatizado, necessitando apenas de manutenção preventiva. Pode funcionar 24 horas sem necessidade de interferência humana.
  • O fluxo de materiais dentro de uma instalação muitas vezes muda com base nas demandas do mercado e da produção. Os AGVs são adaptáveis, pois seus sistemas de navegação direcionam os veículos ao longo de um caminho virtual e usam software de memorização para definir esse caminho. Assim quando o arranjo físico de sua instalação mudar, à movimentação ou ampliação do fluxo de materiais se resumirá em grande parte a questão de “memorizar” ou “adequar” o AGV para a nova configuração.
  • A recuperação econômica tem gerado crescimento de produção, entretanto, muitas vezes sem o luxo de novas construções. Assim, o espaço dentro das instalações existentes é sempre escasso e procurado. Os veículos automaticamente guiados exigem pouco mais espaço que o material que estão transportando e, uma vez que são móveis, eles podem coexistir com as pessoas, com a movimentação de materiais e com os processos.
  • A nova geração de movimentação de materiais é não linear e usa a inteligência em tempo real para migrar os materiais e ativos onde forem necessários em um fluxo aleatório. A configuração de um sistema de AGVs pode ser projetada para prestar uma gama de serviços de movimentação de e para muitos pontos.
  • A busca por um retorno sobre o investimento sólido dentro das empresas tem determinado que os investimentos precisam ser para múltiplas finalidades e atender segmentos maiores da empresa. A natureza flexível dos AGVs permite ao investidor utilizar o ativo simultaneamente numa variedade de aplicações sob um único teto.

 

Como usar AGVs

 

Para a implementação bem-sucedida de AGVs é preciso seguir cinco elementos-chave:
Geometria – Faça um estudo detalhado durante a fase de projeto.
Simulação – Somente através de modelos de simulação dos dados operacionais existentes ao longo de vários cenários prováveis é que o tamanho do sistema e o ganho podem ser determinados corretamente.
Lógica – Transmita cuidadosamente seus objetivos e expectativas operacionais para que o AGV funcione corretamente.
Cultura – Os AGVs perambulam sozinhos pela instalação. Assim, é preciso acostumar os colaboradores com estes novos conceitos.
Serviço – Assim como qualquer ativo tecnológico, os AGVs necessitam de boa manutenção. Um programa simples e regular de manutenção preventiva ampliará consideravelmente sua vida útil.

 

Quando aplicados corretamente, os veículos automaticamente guiados podem oferecer maiores vantagens que as outras opções de transporte horizontal. Compare:

 

 

AGV

 

 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.