CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Copercana investe em software da VMware

copercana-investe-softwareA Copercana (Cooperativa de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) adotou as soluções da VMware para aumentar a disponibilidade operacional, aproveitar a capacidade instalada e se proteger de desastres.

O monitoramento do desempenho e a gestão de todo o parque de TI virtualizado em dois hosts contingenciados é agora realizado por meio da nuvem privada, com garantia de qualidade. A solução foi adotada após a cooperativa passar por um processo de modernização total de gestão de TI.


Considerada um modelo de cooperativismo rural, a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo tem como objetivo agregar os agricultores da região e promover a mais ampla defesa de seus interesses.


A partir do momento em que passou a operar sua rede com 30 servidores virtuais, a Copercana recorreu à parceira Safetyware para um projeto de gestão automatizada. A principal necessidade era aumentar a disponibilidade operacional. Faltavam recursos em sua estrutura tecnológica, que estava limitada, para atender novas demandas de negócios. Havia também urgência em instalar uma solução que garantisse alto nível de disponibilidade operacional. Outra necessidade da Copercana era atualizar a capacidade de processamento, que estava se esgotando diante da demanda.


Foi realizado, então, um plano de capacidade da rede para suportar o aumento de demanda por cinco anos. A proposta conjunta da VMware e sua parceira Safetyware foi um modelo de site backup que garantisse failover (quando um servidor assume o papel de outra que falhou) e failback (recuperação da falha do servidor e volta ao trabalho) de forma simples. Era imprescindível ao projeto fornecer garantia de nível de serviço de performance, disponibilidade das aplicações e a proteção do investimento.


Para atender a todas as exigências do projeto, foi sugerida a implantação das soluções VMware vCenter Site Recovery Manager e VMware vSphere with Operations Management. A primeira automatiza o processo de recuperação de desastres e facilita gestão e teste de planos de recuperação. Já a segunda, mantém a plataforma de virtualização mais confiável, a vSphere, com operações inteligentes, monitoramento de desempenho e gerenciamento de capacidade.


A combinação das duas soluções visa impedir a inatividade do data center antes que ela ocorra, o que oferece disponibilidade máxima do ambiente virtual. O ambiente de TI da Copercana estaria consolidado a preservar o investimento por mais um longo período. "A aceitação do projeto se deu de forma natural, já que éramos usuários satisfeitos de soluções VMware. Agora, dobramos a capacidade de processamento de nossa rede e ganhamos muito mais espaço físico e eficiência energética", explica Antonio Vitor Moretti, gerente de TI da Copercana.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.