CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

ERP da TOTVS auxilia empresa a exportar grãos

erp-totvs-exportar-graosA CGG Trading, empresa brasileira de grãos e fibras que movimentou mais de dois milhões de toneladas de commodities agrícolas em 2012 a partir do Brasil, implementou o software de gestão da TOTVS para aprimorar o controle da operação e apoiar seu crescimento.

Além do ERP, a companhia também adotou uma solução de controle de grãos.

O módulo de grãos é fundamental para a operação da empresa, que atua na área de produção, comercialização e escoamento logístico de grãos e algodão, sendo a exportação sua principal atividade. Para se ter uma ideia, em 2012, foram exportadas mais de dois milhões de toneladas de soja, milho e algodão. “Com a ferramenta conseguimos gerenciar toda a cadeia, desde a produção até a venda, passando pela confecção de contratos, gerenciamento de pré-financiamento, recebimento de produtos, transporte, armazenagem e exportação”, informa Sérgio Yokogawa, diretor administrativo, de sistemas e processos da CGG Trading.

Atualmente, o Grupo CGG possui 150 mil hectares de terras próprias, portanto, grande parte dos grãos comercializados pela empresa é de terceiros, sendo a maioria proveniente do Mato Grosso. Após a compra do produto, a empresa precisa estabelecer um contrato futuro ou de pré-financiamento, buscar a mercadoria no produtor e transportá-la, por caminhões e trens, até o porto mais próximo, onde ficará armazenada até o embarque no navio.
Uma solução capaz de controlar o trânsito nas rodovias e gerenciar o pagamento de frete, quebra de veículos e sinistros é essencial para uma operação desse porte. Por isso, a ferramenta de controle de grãos é totalmente integrada ao ERP da empresa, simplificando o dia a dia dos colaboradores e a tomada de decisões.

O software de gestão da TOTVS é usado por todas as unidades e em todas as áreas da trading. A adoção do sistema facilitou o gerenciamento de toda a cadeia. O uso de uma solução única em todas as áreas da empresa leva a uma evolução natural do processo, tanto do software como das rotinas internas. “A área de logística foi a mais beneficiada devido à solução de rastreabilidade de produto e controle de estoque, tanto em trânsito quanto em poder de terceiros”, finaliza Yokogawa.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.