Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

Impressoras 3D na logística: um sonho realizável

reinaldologistica2Nos últimos anos, as impressoras convencionais ganharam uma evolução que vem impressionando a sociedade e diversos mercados: a possibilidade de se imprimir em 3D.

Ao ver uma delas funcionando, nos vemos quase em um filme de ficção científica, pois era inimaginável há pouco tempo que uma máquina pudesse “imprimir” casas, ferramentas, brinquedos e outras diversas coisas. Mesmo por mais diferente que seja, essa possibilidade pode será benéfica e criar um novo momento para os mercados, uma situação mais barata e com um nível de qualidade maior.

Para se entender como essa novidade pode influenciar no mercado, temos que partir do ponto que o custo da produção dos produtos por meio de uma impressora 3D ficaria muito abaixo do valor atual. Isso seria acompanhado de um custo da mão de obra também mais baixo, pois o processo ocorreria quase que completamente de forma automatizada. Além desses dois pontos, teríamos a questão do tempo de produção que seria, também, menor dentro dessa nova possibilidade.

Essa nova alternativa injetaria no mercado de logística uma nova produtividade, pois sempre existiriam peças em estoque, fazendo com que os veículos retornassem mais rápidos aos trabalhos; o custo da manutenção de um caminhão seria muito menor, reflexo do custo da produção; a durabilidade das peças também seria elevada, pois como são projetadas de forma inovadora conseguiriam maior tempo de vida; entre outros pontos que envolvem o mercado.

O próximo passo desse processo de desenvolvimento é a produção de veículos completos, atualmente já são “impressos” carros e casas, mas dentro da logística um caminhão e até um galpão inteiro podem ser o futuro. Com custos infinitamente menores, podemos ter um mercado bastante competitivo e que impactaria diretamente no valor final dos produtos, criando um ciclo virtuoso para toda a economia.

As novas tecnologias estão crescendo e isso pode ser muito benéfico para diversos setores, aplicativos mobile já são realidade há algum tempo e os próximos passos estão a nossa frente, devemos utilizar eles da melhor forma, fazendo com que a sociedade se beneficie por completo.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.