CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Custo menor = maior receita

Conteineres em terminal2222A Athenas Logistics Technology – empresa de tecnologia e inovação em logística com foco em terminais alfandegados – estreia na feira Intermodal, apresentando resultados de aumento de produtividade obtidos pela plataforma de automação TOS+, nos clientes em operação.

De acordo com a marca, a estimativa é que a plataforma deve diminuir o fluxo de papeis em até 95%, os custos operacionais em até 15% e de overhead em até 35%. Já as receitas podem subir em até 15% com a otimização dos apontamentos e novos serviços proporcionados pela automação. Para os clientes dos terminais portuários, o TOS+ agiliza as operações e facilita o acompanhamento do transporte de suas cargas. Durante a Intermodal, foram apresentados, dentre outros processos, a visão dos resultados reais na automação de: balança, gate de entrada e de saída, portal de serviços online de clientes e fornecedores, conferência de operação via coletores de dados, redução do fluxo de papel, integração com outros órgãos anuentes, como Receita Federal e Antaq, automação da área de controle e recepção de carretas, agendamento online, check-in documental, entre outros. Com base em um comparativo da produtividade de um terminal antes e depois da implantação do TOS+ foi possível perceber os potenciais de ganho que a plataforma oferece.

“Como o TOS+ é uma plataforma universal de logística, os resultados alcançados em um determinado terminal podem ser reproduzidos em outros clientes com o mesmo perfil.” Marcos Barcellos, CEO e Sócio da Athenas.

Plataforma inovadora de automação portuária
No mercado há pouco mais de um ano, o Terminal Operating System PLUS (TOS+) é um produto completo para integrar as operações logísticas, atendendo os requisitos legais e locais, além de apoiar a gestão no aumento de receita e redução de custos. Como resultado, entrega uma operação logística integrada e ágil. Única solução 100% nacional e única no mundo com capacidade para atender a todos os tipos de terminais logísticos – de pequeno a grande porte, com um ou mais modais e tipos de cargas, incluindo operação em multiterminais. A ferramenta foi desenhada para superar problemas como baixa automação da operação, alta complexidade dos processos documentais e legislação, clientes com necessidade por confiabilidade e agilidade nos processos (exportação e importação), dentre outros. O TOS+ utiliza Internet das Coisas (IoT) e Bio-Inteligência Artificial para automatizar e otimizar as operações, tendo sido construído de forma modular, para conectar máquinas e equipamentos, além de gerir todos os processos operacionais e de gestão.

Planejamento do pátio
O TOS+, além de funcionar na internet, em tempo real, tem visualização em 3D, o que melhora muito o planejamento do pátio feito pelo operador do terminal. A interface Optim.US permite a visualização e execução das operações nos pátios e embarcações em real time. Assim, o planejador pode acessar informações do que está acontecendo no terminal e consegue trabalhar a otimização operacional de forma automática ou manual. “Além de agilidade, o operador ganha em produtividade, pois o sistema contém algoritmos matemáticos e pode indicar as melhores formas de posicionar as cargas ou a maneira mais eficiente de fazer um carregamento, por exemplo”, explica Julio Carvalho, gerente de Projeto e Produto da Athenas.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.