CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Soluções tecnológicas para problemas na logística

transporte de cargas 640x427222Não são poucas as dificuldades enfrentadas pelo segmento de logística. Roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias.

A missão de empresas, transportadoras e distribuidoras é fazer com que as mercadorias cheguem não só cada vez mais rápido, mas também com qualidade, segurança e custos reduzidos. Mas, para isso, é preciso inovar.

"Tecnologias que utilizam Inteligência Artificial têm apresentado excelentes resultados nesta área", é o que diz Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, startup que desenvolve softwares especializados para logística. As soluções apresentadas otimizam o uso da frota e geram melhores rotas para os atendimentos, além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e fazendo a comprovação de entregas no exato momento em que forem realizadas. "O sistema tem a capacidade de "auto calibrar" seus parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas", afirma Garcia.

Essas soluções disruptivas já apresentam resultados concretos nas operações logísticas de diversas empresas pelo Brasil. Um dos cases de sucesso é o da Eu Entrego, aplicativo que conecta empresa a uma comunidade de entregadores independentes em São Paulo. Segundo Vinicius Pessin, fundador da empresa conhecida "o uber das entregas", antes do sistema eram feitas, em média, 12 entregas por dia por veículo. "Após a implementação, passamos para uma média de 35 entregas por dia por veículo. Um aumento de produtividade de 292%. Isso em operação sameday", afirma.

No quesito segurança, a tecnologia da AgileProcess também oferece boas alternativas. O uso do mobile junto aos veículos das transportadoras, por exemplo, ajuda o motorista a registrar automaticamente tudo o que ocorre no dia-a-dia da operação logística. "Com ele, o motorista sabe a melhor rota, áreas de risco e possíveis ocorrências que podem dificultar a entrega", destaca Evilásio Garcia.

O sistema da startup ainda permite o gerenciamento do valor monetário de mercadoria transportada e, mais, a rastreabilidade das entregas sejam elas realizadas pela frota da própria empresa ou por suas transportadoras terceirizadas. "A nossa solução permite que, de forma centralizada, a empresa tenha a viabilidade de acompanhamento de todas as suas entregas como se trabalhasse com uma transportadora apenas", destaca o CEO.

Por Assessoria de Comunicação

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.