CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

RV Ímola investe em sistema inteligente de armazenagem vertical

RV imola interna2A RV Ímola, operador logístico especializado no atendimento ao setor da saúde, adquiriu recentemente um equipamento Logimat, da fabricante SSI Schaefer.

Trata-se de um sistema de armazenagem vertical – uma espécie de armário de grande porte com gavetas e fileiras de bandejas na frente e atrás – que facilita a acomodação e o picking dos produtos.

De acordo com a própria RV Ímola, cerca de R$ 1 milhão foi investido no equipamento, entre a aquisição e o transporte do maquinário, importado da Alemanha. O objetivo é aumentar ainda mais o desempenho das operações com itens como medicamentos e insumos para saúde, com economia de espaço e mais ergonomia e segurança.

A aplicação do Logimat, segundo a SSI Schaefer, pode proporcionar uma redução de até 90% da área necessária para armazenamento e de mais de 70% nos trajetos percorridos para as atividades de armazenagem e picking, além de eliminar a ocorrência de erros.

O Logimat possui dez metros de altura por quatro de comprimento, pode armazenar mais de 2 mil itens e sua operação demanda o trabalho de somente uma pessoa. Entre as duas fileiras de bandejas está localizado um elevador, que transporta cada uma delas para a posição correta da abertura de acesso, permitindo ao operador realizar a atividade de picking com o mais alto nível de precisão. As funções do equipamento são acessadas por meio de um painel touch screen.

Essa é a primeira vez que a RV Ímola utiliza um maquinário desse tipo, e a intenção é avaliar os resultados para planejar a aquisição de novos equipamentos. No momento o Logimat está na matriz do operador logístico, situada em Guarulhos, mas em breve ele será transferido para um novo armazém que a RV Ímola vai inaugurar na mesma cidade.

Com 14.460 m², o espaço, chamado de Gru 2, vai contar com capacidade para 15 mil posições-palete e área climatizada. A inauguração oficial está programada para os próximos meses, mas o armazém já está operando com cargas de alguns clientes do operador logístico.

RV imola interna3

Crédito: Rogério Santana

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.