Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

Alibaba abre o maior armazém operado por robôs da China

cainiao 22O conglomerado chinês de tecnologia Alibaba abriu o maior armazém automatizado da China em antecipação ao “lucrativo” dia dos solteiros que se comemora dia 11 de novembro.

O armazém, desenvolvido e operado pelo setor de logística da Alibaba, a Cainiao Network, foi inaugurada em 25 de outubro na província de Jiangsu.
A Cainiao trata das operações de armazenagem da Alibaba, sendo também responsável pelas entregas aos clientes através de empresas de courier.

De acordo com a CNBC, Cainiao processou 800 milhões de pacotes no Dia dos Solteiros, num total de faturamento de US $ 25 mil milhões em vendas, e os 700 robôs do armazém estão prontos para tornar o processo muito mais eficiente.

Num vídeo colocado no site de notícias do Alibaba, Alizila, os robôs podem ser vistos movendo unidades no armazém, enquanto a equipe humana abastece as unidades com as mercadorias.

O vice-presidente da Cainiao, Ben Wang, disse à TechNode que o armazém robotizado pode responder a mais de 50% de pedidos no mesmo período de tempo que um armazém tradicional.

A TechNode referiu que os robôs utilizam sofisticada tecnologia IoT para evitar colisões entre si e selecionam as mercadorias a transportar de forma inteligente para maximizar a eficiência.

Ben Wang afirmou: “Todo o parque é sustentado pela tecnologia da Internet das Coisas (IoT), conectando pessoas dentro e fora das instalações, lidando com orientação dos veículos e operação de equipamentos e sistemas de monitorização para garantir, por exemplo, que não haja perigo de incêndio.”

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.