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Abril 2018 Nº330

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A primeira impressão que fica ao pisar em San Francisco, na Califórnia, é: cadê os caminhões? Diferente de São Paulo que não consegue escapar desse mal, SFO vive muito bem abastecida sem precisar de caminhões rodando na cidade todo momento.

E olha que San Francisco não é uma cidade pequena, possui cerca de 1 milhão de habitantes, além de um número elevado de visitantes. O centro de compras é assustador.

 

De Apple Store (loja oficial da Apple) até farmácias, como a Wallgreens, que vendem de tudo e movimentam milhares de produtos todos os dias. Mas qual o segredo dessa cidade? Regras, transporte alternativo para a população, uso correto das vias e bom senso da cadeia de abastecimento.


Todo mundo sabe que circular com grandes veículos gera trânsito, polui mais, então eles são restritos na cidade, mas de forma diferente de São Paulo.


Enquanto em nossa metrópole caminhão só circula de madrugada, em San Francisco eles rodam pela manhã, sim, em pleno o horário de pico. Isso acontece por que existe um número limitado de veículos de carga e há alternativa de transporte público.

 

Muitas pessoas vão trabalhar de bicicleta (mesmo com as constantes ladeiras), o metrô está em quase toda a cidade, os ônibus, na maioria elétricos, circulam por todas as ruas.


As pessoas só utilizam o carro para longas distâncias ou para fazer compras. E mais, as ruas não ficam abarrotadas de carros estacionados, pelo contrário, os carros pagam (e muito) para parar nas vias por minutos ou por poucas horas.


Sem esse excesso de veículos de passeio, os caminhões passam despercebidos, fazem o trabalho deles e depois retornam para os CDs. Também vale lembrar que a maioria dos pontos comerciais optam por VUCs (veículos urbanos de carga), mais leves e menos agressivos. E mesmo os caminhões maiores já adotaram o modelo híbrido, que funciona com motor elétrico e é abastecido tanto por gasolina quanto por eletricidade.

 

Então vale a pena pensar se às restrições em São Paulo não são mais uma desculpa para a falta de planejamento do transporte em geral.


*Maurício Miranda

 

 

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