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Transporte ferroviário ganha força no sudeste

transporte-ferroviario-sudesteA Fibria firmou parceria com a empresa de logística VLI para transportar, por meio de ferrovia, a madeira adquirida de produtores da região de Sete Lagoas (MG).

A iniciativa permitirá retirar cerca de 100 caminhões por dia das estradas que interligam Minas Gerais ao Espírito Santo. Para viabilizar a alternativa logística, a empresa está investindo R$ 6 milhões na reforma e adaptação de 214 vagões de trem que serão utilizados para o transporte de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de madeira nos próximos cinco anos.

Os primeiros 131 vagões reformados já entraram em operação e o restante dos equipamentos deverá estar pronto até o final de agosto. O serviço de adaptação dos vagões é feito pela empresa Bratec, de Cariacica (ES).

Para receber a madeira dos produtores, a Fibria instalou um pátio de embarque localizado estrategicamente no Terminal Ferroviário de Sete Lagoas. Além disso, está redimensionando o espaço físico e o layout de seu pátio na fábrica, em Aracruz (ES), para agilizar as operações de descarga.

Modal ferroviário

Atualmente, o modal ferroviário representa 5% do transporte de madeira para a fábrica da Fibria. Com o novo contrato, esse percentual aumentará para 7%. “Essa iniciativa faz parte da estratégia de logística florestal em Aracruz de investir na diversificação dos modais de transporte, reduzindo o uso de caminhões para o transporte de madeira e obtendo menores custos e menos riscos de acidente nas operações, principalmente em rodovias”, afirma o especialista em Logística Florestal da Fibria, Ezio Tadeu Lopes.

Além disso, o transporte ferroviário traz como benefício o menor impacto ambiental, já que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo e menor consumo de produtos do segmento petroquímico, como pneus, por exemplo.
Com a iniciativa da Fibria, a cidade de Sete Lagoas (MG) torna-se a terceira a contar com modal ferroviário utilizado pela companhia.

Atualmente, os depósitos de madeira da empresa localizados em Araguaia e em Colatina (ES) já são atendidos por ferrovia, viabilizando a logística de armazenagem e escoamento de madeira de produtores florestais da região serrana e norte do estado que são parceiros da empresa no cultivo de eucalipto.

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