CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

“Uber dos caminhões” promete reduzir custos

uber-caminhao-cargoxUtilizando o mesmo conceito do serviço “Uber” para carros de passageiro, a CargoX chegou ao mercado no começo deste ano com altas expectativas. A empresa prevê que a ferramenta pode reduzir os custos da operação em até 30%.

Uma tecnologia semelhante à utilizada no transporte de passageiros com o Uber promete revolucionar o transporte rodoviário de cargas no Brasil, reduzindo os custos da operação em 30%. Para acompanhar o crescimento do negócio, a empresa criadora do sistema, a CargoX, está contratando 120 pessoas para áreas operacionais e deve abrir um escritório na região do Porto de Santos.

A garantia de economia está no gerenciamento tecnológico e logística, considerando que, de acordo com a empresa, o mercado brasileiro opera com 40% de ociosidade. Com o aplicativo, é possível que o motorista vá, por exemplo, para o Porto de Santos com carga já agendada para a volta. As empresas embarcadoras também conseguem, desta forma, compartilhar o transporte de cargas menores. Esse sistema beneficia empresários, que têm um gasto menor, e caminhoneiros, que não ficam parados.

Inovação

A Cargo X entrou no mercado em Abril deste ano, com mais de 100 mil caminhoneiros autônomos. A empresa que vem sendo estruturada desde meados de 2015, é pautada em algumas das principais diretrizes do Uber: agilidade, flexibilidade e qualidade na experiência do contratante do serviço, além de uma base de motoristas cadastrados com processo de triagem rigoroso e responsabilidade pelas cargas transportadas.

A empresa também iniciou recentemente o “Safety ruck”, projeto que propõe utilizar drones para o monitoramento de cargas que saem de São Paulo. A iniciativa ainda está em fase de desenvolvimento, mas uma das principais funcionalidades de segurança é o botão de pânico, que aciona o drone em situações de emergência, como as tentativas de assalto.

Como participar

Para se cadastrar no sistema, os caminhoneiros autônomos interessados devem acessar o site www.cargox.com.br e solicitar o cadastro. Após essa etapa, recebem instruções para o envio da documentação, que deverá passar pela aprovação da equipe da transportadora. Apenas depois desta seleção, o profissional recebe um e-mail com um link para instalar o aplicativo em um smatphone, uma vez que o programa não está disponível para download livre na loja virtual Google Play. Assim como acontece com o transporte de passageiros, o motorista recebe avaliação dos embarcadores a cada viagem realizada.

Para as empresas que precisam de mais recursos, até para emissão de notas fiscais, o sistema fica disponível numa plataforma web. E por meio do computador, também é possível acompanhar o andamento do transporte da mercadoria.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.